Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ucrânia cogita lançamento de moeda digital para intermediar operações com ativos virtuais

Segundo o Banco Nacional da Ucrânia, o lançamento da moeda está sendo discutido entre as lideranças no mercado financeiro do país.

O Banco Nacional da Ucrânia afirmou na segunda-feira (28) que está considerando lançar uma moeda digital para intermediar operações com ativos virtuais. Assim, segundo o órgão, o lançamento eletrônico da hryvnia ucraniana está sendo discutido entre as lideranças no mercado financeiro do país.  

De acordo com o anúncio do banco à imprensa, a moeda digital poderá envolver pagamentos de varejo, circulação de ativos virtuais e transações internacionais. Durante a guerra na Ucrânia, as criptomoedas foram bastante utilizadas para a coleta de doações e compra de suprimentos escassos devido ao conflito.

E-hryvnia poderá desenvolver infraestrutura do mercado de ativos virtuais da Ucrânia

O relatório divulgado pelo Banco Nacional da Ucrânia afirma que a e-hryvnia, a moeda digital, “pode se tornar um dos elementos-chave do desenvolvimento de infraestrutura qualitativa para o mercado de ativos virtuais na Ucrânia”.

O país já considera o lançamento de uma moeda digital desde 2017. Dessa forma, em julho de 2021, o presidente Volodymyr Zelensky sancionou um projeto de lei que permitia ao banco central a emissão de moeda digital na categoria de dinheiro eletrônico ou dinheiro. 

“Ao mesmo tempo, o Banco Nacional, como a maioria dos bancos centrais do mundo, abordará a questão da emissão de sua própria moeda digital com cuidado e levando em consideração, em particular, o impacto potencial de sua introdução no sistema financeiro estatal”, afirmou o banco. 

De acordo com o órgão urcraniano, o banco central desenvolve o projeto da “e-hryvnia” com participantes do mercado e outros órgãos estatais. 

No último ano, o Tascombank, banco comercial, afirmou que tem planos de testar a e-hryvnia.

Imagem: Wit Olszewski/shutterstock.com