Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Um terço dos brasileiros está com nome sujo

No Brasil, em julho, foi registrado um novo recorde de inadimplentes, 41,8% da população adulta está com o nome sujo.

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins⏱ 3 min de leitura
quitar dĂ­vidas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No Brasil, em julho, foi registrado um novo recorde de inadimplentes, sendo um a cada três brasileiros. A informação faz parte da série histórica da Serasa Experian, que há oito meses registra altas consecutivas, alcançando, na última pesquisa, 67,6 milhões de inadimplentes, após 66,8 milhões registrados em junho. De acordo com o levantamento, 41,8% da população adulta no Brasil está inadimplente.

“A principal variante para isso foi a inflação. Desde agosto do ano passado, ela está em dois dígitos, considerando o dado anualizado. E isso tem um efeito brutal na capacidade de pagamento das pessoas. O custo de vida, de alimentação fica mais alto, e sobra menos dinheiro para pagar compromissos previamente assumidos e as contas do dia a dia, principalmente com essas tarifas também aumentado”, explicou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Fatores da inadimplĂŞncia

Segundo o economista, que também é docente da Estácio, Eduardo Amendola, há dois fatores principais para a grande inadimplência: a redução no poder de compra e a elevação da taxa básica de juros.

“O aumento no preço ocorre desde o segundo trimestre de 2021 e impactou negativamente o poder de compra das famílias. Em um primeiro momento elas responderam aumentando o endividamento e depois, como a inflação persistiu, o caminho foi a inadimplência. Para controlar a inflação elevada o Banco Central aumentou a Selic, porém acabou impactando no mercado de crédito. Esse aumento na taxa básica foi transmitido aos contratos pós-fixados onerando ainda mais as famílias endividadas”, aponta.

DĂ­vidas

De acordo com a pesquisa, o setor com mais dívidas negativadas é o de Bancos e Cartões (28,6%).

“Cartões e o cheque especial são muito usados pelo brasileiro para esticar seu salário e é muito fácil ficar inadimplente assim, pois os juros são largos”, explicou Rabi.

Portanto, depois do setor de Bancos e Cartões, os setores com mais dívidas negativadas são:

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google
  • Contas básicas como água, gás e energia – 22,2%;
  • Financeiras – 13,7%;
  • Varejo – 12,4%;
  • Serviços – 10,1%; 
  • Telefonia – 6,8%; e 
  • Securitizadoras – 2,1%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SB Arts Media / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados