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URGENTE: farmácias estão vendendo seus dados pessoais; veja mais detalhes

Farmácias são acusadas de vender dados pessoais de seus clientes. Entenda o que elas fazem com as informações!

Sabe aquela pergunta que fazem na farmácia sobre adicionar o número do CPF para ganhar um desconto? Bom, oferecer os dados pode valer, para o estabelecimento, muito mais do que o dinheiro economizado na compra.

Talvez a maioria dos cidadãos nunca tenha parado para pensar, mas as farmácias são grandes detentoras de dados pessoais de seus clientes e isso também pode ser um negócio para muitas delas. Continue na leitura da matéria para saber mais sobre o assunto.

Além de remédios, as farmácias vendem também dados pessoais? Entenda

No último mês de junho, o CEO da RaiaDrogasil Ads, Vitor Bertoncini, deixou escapar, durante participação no podcast Invest News, que pedir dados pessoais nas farmácias dos Estados Unidos resultaria em caso de polícia.

“Se você perguntasse o social number nos Estados Unidos, acho que iam chamar a polícia. Aqui, 97% dão o CPF para ter um desconto na farmácia”, disse o executivo.

Logo da RaiaDrogasil em celular.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.coim

Dessa forma, no Brasil há essa cultura de se identificar caso haja algum retorno, ação pouco comum nos EUA. Ou seja, ao informar o CPF, o brasileiro terá uma suposta redução no valor nos produtos que está comprando.

CPF e descontos

No Brasil, atualmente, os preços dos medicamentos são regulados pela planilha da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão ligado a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mas, ao comparar medicações adquiridas por hospitais privados e órgãos públicos, os valores praticados nas farmácias podem revelar o lado fictício dos grandes descontos oferecidos com o CPF.

Enquanto uma caixa de nimesulida custa R$ 31,78 na RaiaDrogasil e vai a R$ 8,50 com o número do CPF do cliente, os hospitais privados estão comprando a mesma caixa de 12 comprimidos por R$ 4,39. Já os órgãos públicos pagam R$ 1,08.

A situação explica os grandes descontos oferecidos pelas farmácias para quem fornece os dados pessoais. Ademais, a situação revela que esses estabelecimentos não ficam no prejuízo, uma vez que os remédios possuem um custo bem menor do que o que se pensa.

CPF e venda de dados 

Com o registro do CPF do consumidor em toda compra feita na farmácia, é possível saber muitos detalhes sobre ele. A sua vida sexual, por exemplo, pelo número de camisinhas compradas; se evita gravidez, através da compra de anticoncepcional ou pílulas do dia seguinte; se fez testes de gravidez; se parou de comprar absorventes; se começou a comprar fraldas; se tem caspa, problema na pele etc.

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E a quem essas informações interessam? Aos anunciantes. O banco de dados das farmácias da rede RaiaDrogasil, é utilizado pela startup RD Ads. A companhia permite, assim, que os anunciantes possam fazer 20 tipos de filtros referentes aos clientes, separando as informações em idade, interesses, região, entre outras categorias.

Imagem: i viewfinder / shutterstock.com