Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Usar todo o limite do cartão de crédito vale a pena?

Saiba mais informações sobre as consequências que usar todo o limite do cartão podem traze ao usuário e descubra se vale a pena!

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas entre os brasileiros atualmente. Sua utilização se dá em compras on-line ou em lojas físicas, por exemplo. Logo, vale a pena usar todo o limite do cartão?

Contudo, os usuários precisam ter em mente que o uso desenfreado e inadequado desse recurso financeiro pode ocasionar em problemas complexos. Saiba mais informações!

Quais são as consequências de usar todo o limite do cartão de crédito?

Imagem de cartões de crédito empilhados
Imagem: Olleg / Shutterstock.com

Em primeiro lugar, o limite do cartão de crédito é o valor máximo estabelecido pela operadora do cartão que o titular pode gastar em um determinado ciclo de faturamento. Essa definição de limites está relacionada à renda informada pelo cliente, bem como seu histórico de pagamentos e outros fatores que as instituições financeiras consideram importantes.

Expandir o uso do limite do cartão de crédito pode ser vantajoso em momentos específicos, como, por exemplo, quando o consumidor tem como objetivo aumentar seu limite. Nestes casos, o cliente deve demonstrar a capacidade de gerenciar e honrar seus pagamentos em dia.

Veja também:

6 erros que você não pode cometer em um novo emprego

No entanto, usar todo o limite do cartão pode ser perigoso, especialmente quando envolve vários cartões de crédito ou há outras dívidas pendentes. Esta situação pode levar a dificuldades de pagamento, acúmulo de juros e a um ciclo de endividamento.

Dicas para utilizar o limite com segurança

Portanto, para evitar problemas e extrapolações com o cartão de crédito, seguem algumas dicas:

  • Mantenha o controle constante do limite utilizado;
  • Evite usar o limite máximo do cartão, reservando uma parte para situações emergenciais;
  • Atente-se para o parcelamento e não se esqueça de considerar todas as parcelas em aberto no seu orçamento mensal;
  • Sempre que possível, pague o valor total da fatura, evitando o parcelamento e o acúmulo de juros.

Sendo assim, a partir desse autocontrole maior em relação a essa forma de pagamento, o usuário evita problemas financeiros futuros ao não usar todo o limite do cartão.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com