Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena ter conta conjunta? Confira os prós e os contras!

Conta conjunta é um tipo de conta bancária que possui mais de uma pessoa como titular. Confira hoje se ela vale a pena ou não!

Muitas vezes, para conseguir conquistar objetivos, um casal opta por controlar uma conta conjunta no banco. Entretanto, nem todo mundo sabe como a mesma funciona, e nem quais são os bancos que oferecem essa modalidade de conta.

Pensando nisso, vamos te apresentar, a seguir, se vale a pena ter uma conta conjunta e quais são as vantagens e desvantagens.

O que é conta conjunta?

Conta conjunta é um tipo de conta bancária que possui mais de uma pessoa como titular. Sendo assim, esse tipo de conta não tem limite de titulares estabelecido. Além disso, é possível abrir a conta para pessoas com vínculo familiar ou não.

Entretanto, quem desejar compartilhar uma conta-corrente ou poupança, precisa optar entre duas modalidades geralmente ofertadas pelas financeiras. São elas:

  • conta conjunta simples ou não-solidária — as movimentações financeiras só podem ser feitas com a aprovação de todos os titulares da conta;
  • conta conjunta solidária — os titulares podem fazer qualquer tipo de movimentação financeira quando desejarem, sem a autorização dos outros.

Para autorizar as transações na conta conjunta simples, todos os outros correntistas devem mandar uma assinatura digital, ou física, à instituição financeira.

Quais são os bancos que ofertam a conta conjunta?

Em suma, os bancos tradicionais estão entre os que ofertam ao cliente a chance de abrir uma conta conjunta. Ou, ainda, transformar a sua conta individual em conjunta.

Dentre as opções, estão o Banco Digi+, e outras empresas, como o Itaú; Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander e Sicoob. Ou seja, como é possível ver, grandes empresas digitais, como o Nubank, C6 Bank e Inter, ainda não ofertam essa opção.

Vale a pena? Quais os prós e os contras?

Como tudo, há vantagens e desvantagens em ter uma conta conjunta. A verdade é que em casos como de idosos que precisam de acompanhamento, ou de casais que querem juntar as finanças, a conta oferta vantagens.

Entretanto, é preciso ter muita responsabilidade e confiança ao compartilhar uma conta-corrente com alguém. É dito isso, pois o dinheiro que consta na mesma conta pertence aos dois correntistas.

Abaixo, veja algumas vantagens e desvantagens de abrir uma conta conjunta!

Vantagens

  • Facilidade para acompanhar as despesas compartilhadas;
  • facilidade de unir a quantia direcionada para um objetivo em comum;
  • divisão de tarifas bancárias de uma conta.

Desvantagens

  • Chance de gastar o dinheiro de outra pessoa;
  • controle de gastos na mão de mais de uma pessoa;
  • falta de privacidade em relação às finanças pessoais (receitas e despesas);
  • falta de pagamento ou descontrole de um dos titulares prejudica os outros.

Sendo assim, é importante citar que usar a conta conjunta vai depender dos seus objetivos. Afinal, só você será capaz de saber se realmente vale a pena ter essa modalidade de conta.

Imagem: fizkes | shutterstock