Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale-gás: número de beneficiários aumentará a cada dois meses

Segundo dados do Ministério da Cidadania, cerca de 5,6 milhões de pessoas foram contempladas com o vale-gás em fevereiro de 2022. Isso indica que houve um aumento de 100 mil beneficiários comparado à primeira liberação do auxílio.

Conforme afirma o governo federal, o objetivo é continuar adicionando novos beneficiários ao vale-gás. Entretanto, eles estão cuidadosos para informar o número de novas pessoas que entrarão para serem contempladas com o auxílio nos próximos meses. A certeza é que o governo será prudente ao adicionar mais beneficiários e a entrada de novas pessoas será feita gradualmente.

Dessa forma, o Governo Federal irá realizar a inserção de novos beneficiários, habitualmente, a cada dois meses, intervalo em que são feitos os pagamentos.

Diferentemente do Auxílio Brasil, que o pagamento acontece mensalmente, o vale-gás é pago a cada 2 meses (60 dias), no máximo.

Fila de espera para receber o vale-gás

Atualmente, há aproximadamente 17 milhões de pessoas na fila para se tornarem beneficiários do vale-gás. Esse número baseia-se em dados do próprio projeto social. São cidadãos brasileiros que atendem a todos os critérios, contudo, ainda não receberam o benefício.

Essa defasagem em relação aos pagamentos do vale-gás a novos beneficiários acontece, segundo o Governo Federal, por falta de orçamento. Sendo assim, não há recursos para efetuar os pagamentos a todos que atendem aos requisitos e muitos acabam ficando de fora do auxílio.

O Ministério da Cidadania, por meio de um comunicado, afirmou que a meta agora é tentar igualar o número de beneficiários do Auxílio Brasil com o do vale-gás. Entretanto, essa equiparação acontecerá a longo prazo. O objetivo é igualar o número de pessoas dos dois benefícios até em 2023.

Sobre o Vale-gás

No dia 22 de novembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o vale-gás e o programa terá validade por 5 anos. A iniciativa tem como objetivo amenizar o impacto econômico causado pelo aumento do gás para as famílias mais necessitadas.

Como de costume em iniciativas sociais, o benefício do vale-gás é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que têm renda familiar mensal igual ou menor que um salário mínimo (R$ 1.212,00). 

Dessa forma, também tem direito, famílias que têm algum membro que receba Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Em dezembro de 2021, o Governo começou a pagar o vale-gás para os beneficiários residentes das regiões impactadas pelas fortes chuvas na Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Em janeiro de 2022, o auxílio foi pago de forma retroativa e correspondeu ao mês de dezembro de 2021. Cerca de 5,5 milhões de famílias começaram a receber o vale-gás apenas este ano.

O vale-gás viabiliza o pagamento de ao menos uma parte do valor do botijão de gás de 13kg.  Em fevereiro, o repasse feito foi no valor de R$ 50,00.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: renata sattler colella / Shutterstock.com