Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valor da conta de luz pode sofrer novos impactos; saiba o motivo

Conta de luz pode ficar mais cara para os brasileiros! Saiba agora o que pode causar esse reajuste no valor da energia.

Brasileiros precisam ficar atentos, já que a conta de luz pode subir nos próximos meses. O motivo seria a seca na Amazônia e a baixa nos níveis dos rios que estão comprometendo a capacidade de funcionamento das hidrelétricas que ficam na região.

A região amazônica está sofrendo com a maior seca da sua história. Os grandes rios apresentaram recordes negativos de seus níveis de água, o que compromete o transporte de produtos e de passageiros. Além disso, a capacidade de produção das usinas de energia também fica comprometida.

Assim, se a situação continuar, a conta de luz pode subir nos próximos meses. Uma vez que o governo precisará ativar as termelétricas para manter o fornecimento contínuo de energia para a região e outras áreas do país que as usinas da região amazônica abastecem.

Conta de luz pode subir através da mudança de bandeira

No início de outubro, a hidrelétrica de Santo Antônio precisou interromper as suas atividades por causa dos baixos níveis do rio Madeira. Apesar de ela ter voltado a funcionar no dia 16, a situação acendeu um sinal de alerta para a necessidade de ativar outros sistemas de produção.

Veja também:

Festas de Halloween estão PROIBIDAS: veja quem não poderá comemorar o Dia das Bruxas

Portanto, caso as usinas de energia hidrelétrica diminuam a sua produção, será necessário ativar as termelétricas, cujo custo de operação é maior. Então, a conta de luz pode subir com a mudança da bandeira verde para a bandeira vermelha.

Imagem de uma lâmpada ao lado de três pilhas de moeda em ordem crescente representando a conta de luz.
Imagem: Daniele Mezzadri / shutterstock.com

País não corre risco de apagão

A conta de luz pode subir para o consumidor final, mas ele também tem medo de um apagão. Entretanto, o Ministério de Minas e Energia garante que o Brasil não corre o risco de sofrer com um corte de energia generalizado.

De acordo com a pasta, houve uma preparação para uma eventual estiagem desde a informação de que o El Niño poderia causar uma seca na região. Além disso, o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem condições de manter o fornecimento de energia para todo o país. 

Imagem: Daniele Mezzadri / shutterstock.com