Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valor do IPTU 2024 pode ter 11% de desconto; saiba como

Muitos brasileiros terão a oportunidade de conseguir 11% de desconto no valor do IPTU 2024. Saiba mais informações!

Uma ótima notícia em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024! Muitos brasileiros podem conseguir até 11% de desconto no pagamento desse tributo. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre (RS).

O anúncio aconteceu na última segunda-feira (4). Já as guias para quitar esse imposto estarão disponíveis aos cidadãos a partir do dia 2 de janeiro. Saiba mais detalhes sobre esse pagamento na sequência.

Moradores de Porto Alegre podem ter desconto de 11% no IPTU 2024

A sigla IPTU dentro de um papel em formato de casa, cercado de moedas, em cima de uma calculadora
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A prefeitura da capital gaúcha divulgou recentemente o calendário e os descontos especiais para o pagamento do IPTU Digital de 2024. Desse modo, a opção de quitação em cota única até o dia 8 de fevereiro pode render ao contribuinte descontos de até 11%.

Veja também:

Quais os valores extras do Bolsa Família? Saiba quem pode receber

Assim, o cidadão que fizer esse pagamento antecipadamente em cota única garante 5% de desconto. Mantendo seus tributos em dia, acrescentam-se mais 3% de desconto. Além disso, se, ao longo do ano, obteve mais de 24 notas fiscais com CPF, pode acrescentar mais 3% de desconto, totalizando 11%

Ademais, para quem possuir entre 13 e 24 notas, o desconto adicional é de 2%. De 7 a 12 notas, 1%. Imóveis corporativos concorrem a um desconto de 4% no IPTU 2024, além dos 5% por pagamento em cota única, caso estejam em dia com suas obrigações fiscais.

Mais informações sobre o imposto

As opções de parcelamento serão iniciadas a partir do dia 8 de março. As guias de pagamento poderão ser emitidas através do site da prefeitura, pelo aplicativo 156+POA (Android, iOS), WhatsApp ou em um dos vários parceiros da Fazenda.

Os contribuintes que já possuem e-mail cadastrado no site do IPTU começam a receber a guia no correio eletrônico também a partir do início de janeiro. Por lei, fica garantido às pessoas idosas proprietárias de imóvel residencial ou comercial a solicitação do recebimento da guia impressa. Essa, portanto, foi uma demanda atendida através de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores no fim do ano passado.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com