Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a receber: mais de 20 milhões que consultaram o sistema do Banco Central tem saldo a resgatar

Até o dia 18 de fevereiro de 2022, 94,3 milhões de consultas ao sistema Valores a Receber foram feitas por pessoas físicas e 2,4 milhões por pessoas jurídicas, chegando a um total de 96,8 milhões de consultas registradas. Segundo o Banco Central, dessas consultas, 20,4 milhões de pessoas viram que têm saldo a resgatar – 20,2 milhões de pessoas físicas e 249,5 mil de empresas.

Como consultar se tenho valores a receber?

Para consultar se você tem valores a receber junto ao Banco Central, siga a seguinte instrução:

  • Acessar o site do Valores a Receber;
  • Informar o CPF ou CNPJ;
  • Caso haja valores a receber, o sistema indicará uma data para que você volte ao site  e solicite o dinheiro disponível;
  • Ou seja, nesse primeiro acesso não será possível verificar o valor a ser resgatado, somente a partir do dia 7 de março;
  • A data será gerada automaticamente pelo sistema.

Calendário de devolução dos Valores a Receber

A consulta no site Valores a Receber está liberada para qualquer cidadão ou empresa. Contudo, se houver valores a receber, devem aguardar o cronograma  que será baseado na data de nascimento e se for empresa, terá como base a data de sua fundação. O sistema irá informar a data e o horário em que o usuário poderá ver quanto tem disponível e solicitar o saque. Vejamos o calendário:

Data de nascimento (pessoa)

Data de criação (empresa)

Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11 de março 12 de março
Entre 1968 e 1983 14 a 18 de março 19 de março
Após 1983 21 a 25  de março 26 de março

Caso o usuário perca o dia em que foi agendado, haverá a repescagem nos dias mencionados acima, das 4h às 24h. E se ainda assim o usuário perder a repescagem, poderá solicitar o resgate a partir do dia 28 de março, independente da data de nascimento ou fundação da empresa.

O Banco Central afirma que não é necessário o cidadão se preocupar, caso perca as datas, pois o direito de reaver os valores já é definitivo e continuarão guardados pelas instituições financeiras até a solicitação do saque por parte do correntista.

Após a solicitação de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para realizar a transferência. A estimativa é que pagamentos feitos através do Pix para que ocorram com mais rapidez.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com