Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veículo pode ser apreendido por atraso no IPVA? Entenda

Entre os problemas que podem surgir do atraso no IPVA, muitos motoristas se perguntam se isso pode resultar na apreensão do veículo. Confira!

Todos os anos, no mês de janeiro, os proprietários de veículos devem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Se esse pagamento não acontecer, podem ocorrer consequências bastante incômodas para o cidadão devido ao atraso no IPVA.

Entre os problemas que podem surgir, muitos motoristas se perguntam se o atraso no pagamento do IPVA pode resultar na apreensão do veículo. Se você tem essa dúvida, entenda a resposta na sequência!

Atrasar o pagamento do imposto pode levar à apreensão do veículo?

Mulher preocupada dentro de carro. Na janela do automóvel, um homem com roupas de guarda fala com ela.
Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com

Duas consequências conhecidas do atraso no IPVA são o pagamento de juros diários sobre o valor devido e a possibilidade de ter o nome incluso na dívida ativa. Porém, desde 2021, a Lei nº 14.229 proíbe a apreensão de veículos devido ao não pagamento do IPVA.

Portanto, mesmo estando com o IPVA atrasado, o seu carro não poderá ser apreendido. Mas atenção: o atraso no pagamento desse imposto impede a realização do licenciamento, o que pode gerar restrições para o motorista, incluindo a apreensão do veículo pelo não cumprimento do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

As consequências do atraso no IPVA

Apesar de o IPVA atrasado não acarretar diretamente a apreensão do veículo, é preciso ter atenção aos juros e à possibilidade de ter o nome inscrito na dívida ativa. Além disso, o atraso no IPVA impede o licenciamento do veículo, como já mencionado, que pode ser gerador de apreensão.

Veja também:

Todos os alunos do Ensino Médio vão receber auxílio de R$ 200?

Cada estado tem suas próprias regras, descontos e datas de pagamento para o IPVA, já que se trata de um imposto estadual. Em grande parte dos estados, o calendário de pagamento para o ano de 2024 já está disponível nos sites da Secretaria da Fazenda de cada região.

Em São Paulo, por exemplo, os proprietários de veículos podem optar por pagar o IPVA em uma única parcela em janeiro, com desconto; ou em fevereiro, sem desconto. Outras possibilidades são em três, quatro ou cinco vezes, de janeiro até maio ou abril, dependendo do final da placa do veículo.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com