Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja 7 dicas importantes para abrir pedido de aposentadoria no INSS

Confira algumas dicas para não cometer erros na hora de requerer sua aposentadoria junto ao INSS e evitar que a liberação do benefício atrase

Em março deste ano, a fila de pedidos pendentes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou a 1,38 milhão, 300 mil a mais do que em dezembro de 2022. Entre essas solicitações estão pedidos de aposentadoria, para os quais, atualmente, há um acordo feito entre o INSS, Defensoria Pública da União e Ministério Público para que as concessões ocorram em 90 dias. 

Contudo, se esses 90 dias acordados na Justiça fossem realmente cumpridos, já ajudaria muito na diminuição da fila do INSS, já que, atualmente, há solicitações que levam entre cinco ou seis meses de espera, bem longe do combinado.

Dicas para o pedido de aposentadoria do INSS

No entanto, às vezes, a demora no processo pode se dar devido a erros do próprio requerente, de modo que a cada erro, o INSS faz um pedido de correção, o que gera a renovação do prazo para a conclusão do processo. Portanto, para não cometer erros, confira algumas dicas:

Conheça as regras atuais para a aposentadoria

Em 2019, foi sancionada a Reforma da Previdência. Com isso, algumas regras são atualizadas todo o ano, devido ao período de transição. Por isso é preciso que o segurado entenda o que significa cada modalidade de aposentadoria, sendo elas:

  • Idade Mínima;
  • Idade Mínima Progressiva;
  • Regra de Pontos;
  • Regra de Pedágio de 50% e 100%.

Vale destacar que, para se aposentar por idade, é preciso que a mulher tenha 62 anos de idade, embora muitas pessoas possam solicitar a aposentadoria antes dessa idade, basta se informar.

Tenha um planejamento previdenciário

Para realizar o planejamento previdenciário, o segurado deve pesquisar profundamente as possíveis aposentadorias a que pode ter acesso, analisando o seu perfil de trabalho e os objetivos futuros. Portanto, ainda que já tenha cumprido os critérios para a aposentadoria, é preciso aguardar o melhor momento para solicitar o benefício, para não haver grandes perdas na renda mensal.

Lembrando que há três modalidades de aposentadorias programáveis no INSS, são elas: por idade, especial e por tempo de serviço.

Mantenha os dados atualizados

É de extrema importância manter seus dados e informações pessoais atualizados, como número do RG, CPF, endereço, Número de Inscrição Social (NIS) e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que comprova a quantidade de contribuições pagas ao INSS.

Apresente a documentação completa

Para solicitar a aposentadoria é preciso comprovar as contribuições que já fez ao INSS, que pode ser feito por meio dos seguintes documentos:

  • Comprovante de conta salário;
  • Carteira de Trabalho;
  • Recibo de pagamentos;
  • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Holerites;
  • Rescisão de contrato trabalhista.

Informe o código certo na guia GPS

Aqueles que contribuem ao INSS de forma individual ou facultativa devem informar o código referente ao plano em que seu enquadra. Diante disso, é preciso estar atento para não informar o código errado, pois é um erro comum que impede que a aposentadoria seja liberada.

Inclusão de atividade especial

Caso o segurado tenha trabalhado exposto a agentes nocivos à saúde, atuando em atividades insalubres ou perigosas, ele precisa colocar todas essas informações no Formulário de Perfil Profissiográfico Previdenciário, para que possa ter acesso à aposentadoria especial sem que haja problemas.

Espere para recorrer a órgãos superiores

É preciso estar atento ao prazo para a concessão de aposentadorias, que pode chegar a 90 dias, durante esse período não é aconselhável abrir uma reclamação na Ouvidoria do INSS nem acionar a Justiça, já que isso pode atrasar ainda mais a liberação do benefício.

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil