Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja a lista de doenças que podem dar isenção no IPVA 2024

Algumas doenças podem conceder o direito a isenção do IPVA em 2024 e facilitar o pagamento do imposto. Saiba mais!

Chegou o momento temido por muitos brasileiros: a hora de se planejar para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No entanto, poucos sabem que existem condições específicas, como doenças, em que é possível obter isenção total do IPVA em 2024, o que pode trazer certo alívio financeiro.

Quando se trata de isenções por problemas de saúde, a regra é quase unânime para todos os estados, incluindo o Distrito Federal. Há uma lista de doenças que garantem a isenção do imposto. 

Porém, é importante verificar junto à Secretaria da Fazenda da região onde o veículo foi registrado para confirmar a validade dessa condição relacionada às doenças para a isenção do IPVA em 2024.

Isenção do IPVA por motivo de doença 

As doenças que costumam garantir o direito à isenção do IPVA são: 

  • Nefropatia grave;
  • Doença de Paget em estados avançados;
  • Hepatopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose múltipla;
  • Tuberculose ativa. 

Além disso, Pessoas com Deficiência (PcDs) também têm direito à isenção, desde que esteja de acordo com normas estabelecidas pelo Poder Executivo. 

Nesses casos, é importante ressaltar que é necessário portar a CNH Especial, apresentar um laudo médico que comprove tal condição e realizar o pedido da isenção por meio do Sistema de Veículos do Estado de São Paulo (SIVEI), este último se o veículo estiver registrado neste estado.

Veja também: Moeda de 50 centavos pode render fortuna de R$ 200 mil; saiba se você tem

Imagem de um cartão com a letra IPVA sob uma calculadora
Imagem: Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com

Como funciona a isenção?

Na prática, o IPVA é um imposto cuja responsabilidade de cobrança, cálculo e concessão de isenção varia em cada estado do país, o que torna as regras de isenção diferentes dependendo de onde você mora. 

Geralmente, o benefício é oferecido para PCDs, veículos muito antigos e carros usados com fins profissionais, ou seja, para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho. A isenção pode ser tanto total, quanto parcial, sendo que alguns indivíduos obtêm 100% de desconto, enquanto outros conseguem apenas 50%.

Imagem: Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com