Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar a situação do seu CPF no Banco Central em 2023!

Consultar o seu CPF pelo site do Banco Central é fácil e rápido, basta ter uma conta Gov.br

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento com emissão da Receita Federal, que serve como identificação dos contribuintes. Através dele, é possível saber várias informações sobre cada cidadão brasileiro. Por conta disso, é sempre importante ver como está a situação do seu CPF. Para isso, basta fazer uma consulta direta no Banco do Brasil.

Você pode fazer a consulta através de um sistema criado pelo Banco Central. Em suma, se trata do Registrato, sistema lançado recentemente em todo o Brasil. Através dele, os brasileiros podem acompanhar toda a movimentação financeira que envolve o seu CPF. Diante disso, confira abaixo como consultar o seu.

Passo a passo para consultar o CPF pelo Banco Central

Confira, abaixo, o passo a passo para fazer a consulta do seu CPF no Banco Central:

  1. Entre na página do Registrato no Banco Central e clique em “Acessar Registrato
  2. Faça Login com a sua conta Gov.br, Sisban ou Registrato;
  3. Solicite o relatório que deseja fazer e clique “consultar“;
  4. Aceite os termos de ciência e responsabilidade e clique em “Gerar Relatório
  5. Pronto! o sistema do Banco Central vai exibir todos os dados solicitados!

Dessa forma, se algum cartão não ser do conhecimento do titular do CPF, é importante investigar, pois, pode ser um golpe. Sendo assim, a criação do sistema também visa a segurança dos brasileiros.

Informações disponíveis no sistema do Registrato

Veja as informações que você pode consultar ao acessar o seu cadastro no Registrato.

  • Lista de empréstimos e financiamento em seu CPF;
  • Bancos e financeiras onde você possui conta aberta;
  • Cheques que foram devolvidos;
  • Dívidas em órgãos públicos;
  • Lugares onde suas chaves Pix estão cadastradas;
  • Operações de câmbio e transferências internacionais.

Diferença entre a consulta de CPF da Serasa e do Banco Central

A principal diferença entre os dois sistemas é que em comparação ao Serasa, o Banco Central é bem mais completo. Nele você tem acesso a diversas informações da sua vida financeira, como divídas, contas abertas e pedidos de crédito.

A Serasa, em contrapartida, é focada mais no score de crédito do usuário, mostrando onde você está inadimplente e como resolver essas pendências. Dessa forma, cada um dos sistemas tem funções e ferramentas diferentes para você cuidar da suas finanças.

O que é o Registrato?

O Registrato é um sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que permite aos cidadãos e empresas terem acesso às informações centralizadas sobre suas operações financeiras e de crédito. Ele tem como objetivo aumentar a transparência e facilitar o acompanhamento de informações financeiras.

Através do Registrato, é possível verificar informações sobre empréstimos, financiamentos, operações de câmbio, histórico de remessas internacionais, aquisição de moeda estrangeira, contas correntes, contas de poupança, contas de pagamento e outros relacionamentos com instituições financeiras.

Além disso, também é possível consultar dados sobre garantias concedidas e recebidas em operações de crédito, como alienação fiduciária, penhor e hipoteca.

Para ter acesso ao Registrato, é necessário criar um cadastro no site do Banco Central e seguir os passos de cadastramento. Uma vez cadastrado, o usuário pode consultar suas informações a qualquer momento, de forma gratuita e segura.

Sobre o Banco Central

O Banco Central é uma instituição financeira pública responsável por gerenciar a política monetária e garantir a estabilidade do sistema financeiro de um país. No Brasil, o Banco Central do Brasil tem a função de controlar a emissão e circulação da moeda, fiscalizar as instituições financeiras e implementar políticas monetárias com o objetivo de promover o crescimento econômico e manter o poder de compra da moeda nacional, o real.

Entre suas principais atribuições estão o controle da inflação, a regulação e supervisão das instituições financeiras, como bancos, corretoras, financeiras e cooperativas de crédito, e a administração do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), garantindo a eficiência e a segurança nas transações financeiras entre instituições, empresas e pessoas.

Imagem: rafapress/shutterstock.com