Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja os 5 golpes mais comuns do PIX e como funcionam

Neste artigo, nós vamos te contar quais são os golpes mais comuns do Pix. Quer saber sobre isso e muito mais? Clique aqui e confira.

Mesmo que o sistema Pix tenha revolucionado as transações financeiras no Brasil em função de sua agilidade e praticidade, o número de golpes envolvendo esse sistema de pagamentos tem aumentado de forma preocupante.

Para se ter uma ideia, dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) registram que as tentativas de fraudes envolvendo o Pix aumentaram 80% nos últimos meses. Nesse contexto, muitas pessoas se sentem inseguras com relação à sua proteção.

Por isso, os bancos estão cada vez mais engajados em realizar ações de conscientização para que os clientes evitem esse tipo de golpe. Quer saber quais são os 5 principais golpes e como ocorrem? Continue por aqui e confira.

Quais são os 5 golpes mais comuns com o Pix e como eles funcionam?

Na imagem, pessoa mexendo na tela do celular com a imagem da sigla PIX.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

A Silveguard, empresa brasileira de cibersegurança, publicou um relatório no segundo semestre de 2023. De acordo com a pesquisa, foi possível mensurar os 5 golpes do pix mais utilizados. Confira o ranking a seguir:

1 – Do produto ou loja falsa – 22%

Ocorre por meio da criação de lojas falsas para comercialização de produtos igualmente falsos. Os pagamentos são feitos apenas via Pix e, dessa forma, a vítima paga por um item que não terá.

2 – Do falso parente pedindo dinheiro – 20%

Por meio da clonagem do número de alguém, os golpistas utilizam sua conta de WhatsApp para pedir dinheiro a amigos e familiares. Assim, para proteger seu ente querido, a vítima acaba pagando o valor pedido.

3 – Golpe da falsa oportunidade de investir ou multiplicar dinheiro – 18%

Os criminosos costumam entrar em contato para oferecer uma oportunidade muito vantajosa de investir ou até de multiplicar dinheiro, que deve ser transferido via Pix. Dessa forma, o valor investido nunca recebe retorno.

4 – Golpe da compra de produto de uma rede social hackeada – 12%

Os bandidos hackeam lojas oficiais que comercializam produtos. Assim, quando o cliente entra em contato e realiza a aquisição, acaba perdendo seu dinheiro pelo produto que não será entregue.

5 – Golpe da falsa central de atendimento/gerente – 9%

Os cibercriminosos entram em contato com a vítima se apresentando como funcionários do banco. Assim, relatam-se problemas na conta e que, para serem resolvidos, é necessário um pagamento via Pix.

Imagem: releon8211 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital