Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja quem pode ser enquadrado como dependente no IR

Em dúvida de como declarar dependentes no Imposto de Renda? Entenda em detalhes e confira quem pode ser enquadrado.

Se esta é a primeira vez que você declara o Imposto de Renda (IR), provavelmente deve ter diversas dúvidas de como declarar os dependentes e quais são as pessoas que podem ser enquadradas desta forma para a Receita Federal (RF).

A maioria das pessoas sabe que os filhos e os enteados podem ser enquadrados como dependentes. No entanto, sempre surgem dúvidas se mais pessoas se encaixam também neste critério.

Posso incluir quais pessoas no IR?

Segundo as informações divulgadas pela Receita Federal, além dos enteados, também podem ser declarados como dependentes no Imposto de Renda o cônjuge, companheiros com quem possua filhos ou viva há mais de cinco anos.

Vale destacar que, para declarar os filhos, é preciso seguir alguns critérios: pode-se declarar os filhos que tenham até 21 anos; que estejam estudando até os 24 anos ou filhos incapazes para o trabalho, independente da idade que tiverem.

Ainda podem ser declarados como dependentes irmãos, netos ou bisnetos que não tenham amparo dos pais e que possuam até 21 anos, ou até 24 anos para os que estão no ensino superior.

Para a surpresa de muitos, é ainda possível declarar pais, avós e bisavós como dependentes, incluindo também os rendimentos recebidos por eles. Sogros e sogras também podem ser incluídos, assim como os eventuais rendimentos que a pessoa tenha recebido no ano anterior.

Qual a vantagem de declarar os dependentes?

A maior vantagem de declarar dependentes na declaração do Imposto de Renda (IR) é deduzir as despesas da base de cálculo. Com isso, é possível não só abater o imposto a ser pago ou reduzi-lo, beneficiando o contribuinte.

Cada contribuinte pode ser beneficiado com um abatimento de R$ 2.275,08 para cada dependente. No entanto, o benefício só poderá ser usufruído pelo modelo completo do Imposto de Renda. Vale destacar que é preciso pensar se vale a pena declarar, já que a base de cálculo aumentará.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock