Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você sabia? Brasil pagou uma FORTUNA para Portugal após a independência

Clique aqui para saber por que o Brasil pagou uma fortuna para Portugal e de onde o país tirou dinheiro para isso.

Na escola, aprendemos que a Independência se resumiu ao “Grito do Ipiranga” de D. Pedro I. Entretanto, pouca gente sabe que o Brasil pagou uma fortuna para que outros países reconhecessem o país como uma nação independente.

Em 7 de setembro de 1822 aconteceu a separação entre Brasil e Portugal, sendo que D. Pedro I assumiu o trono como Imperador. Entre as primeiras ações do novo governo estava combater os levantes armados em várias províncias que ainda eram fiéis à coroa lusitana, como a Bahia.

Ao mesmo tempo, para garantir o crescimento econômico da nova nação, era necessário que outros países reconhecessem a Independência. Para isso, era preciso conseguir que Portugal aceitasse a separação da sua maior colônia nas Américas.

Brasil pagou uma fortuna em indenização

Depois da Independência, pensando em manter as vantagens econômicas que tinha no Brasil durante o domínio português, a Inglaterra começou a negociar o reconhecimento da nova nação pelos países europeus mais tradicionais, incluindo Portugal.

Nesse meio tempo, alguns países americanos acabaram reconhecendo a independência do Brasil, como os Estados Unidos, em 1824, e México e Argentina, em 1825. Entretanto, o reconhecimento de Portugal só aconteceu com o Tratado de Paz e Aliança de 29 de agosto de 1825.

De acordo com os termos do Tratado, Portugal reconhecia a Independência, mas o Brasil pagaria uma fortuna para a ex-metrópole. Dessa forma, a nova nação precisou pagar 2 milhões de libras para o governo português.

Portugal não recebeu nada

Como o Brasil precisava pagar uma fortuna, mas os cofres brasileiros estavam vazios, o governo imperial pediu um empréstimo em bancos ingleses para quitar o acordo. As instituições aceitaram a operação e D. Pedro I conseguiu o dinheiro necessário.

Entretanto, o governo português nunca recebeu esse valor. Isso porque a coroa lusitana tinha uma dívida com a Inglaterra no valor de exatamente 2 milhões de libras. Dessa forma, a Inglaterra considerou a dívida paga e Portugal não recebeu nada.

Imagem: Structured Vision / shutterstock.com