Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

X, antigo Twitter, removerá a opção de bloqueio; entenda

Agora, os usuários da plataforma X, antigo Twitter, só poderão utilizar a opção de silenciar para tentar evitar conteúdos indesejados. Veja.

O antigo Twitter, agora chamado X, contará com uma mais uma novidade: agora, a opção de bloquear outros não será mais disponibilizada pela plataforma X. Quem anunciou isso foi próprio CEO da empresa, Elon Musk, na última sexta-feira (18/08). 

Desde que comprou a plataforma em outubro de 2022, Musk vem aplicando diversas mudanças para os usuários. Um exemplo delas foi o nome, que ele mudou de Twitter para X, modificando também a logomarca do site, que antes era um passarinho azul. 

Veja também: Ronaldinho Gaúcho vira réu por aplicar golpe com criptomoedas; entenda

Por que houve a mudança?

Após o anúncio da retirada da função da plataforma, muitos usuários questionaram a Elon Musk o motivo dela ser aplicada. Então, o CEO da X apenas disse que o bloqueio não faz sentido e que a opção “silenciar” ainda continua disponível caso o usuário não queira mais ver a publicação de alguém. 

Entra

Entretanto, as opções de bloqueio e de silenciar funcionam de formas diferentes. Quando bloqueado, um usuário não consegue interagir de forma alguma com quem o bloqueou. Já o silenciamento permite que as respostas indesejadas não apareçam de forma individual no feed de quem silenciou, não impedindo uma possível interação.

mão segurando celular com logo do X, ao fundo o antigo logo do Twitter
Imagem: sdx15 / shutterstock.com

Bloqueio para mensagens

Apesar de não disponibilizar mais o bloqueio de contas, a X ainda irá manter a opção para mensagens diretas. Ou seja, um usuário ainda poderá bloquear as mensagens enviadas por outra conta indesejada. 

Reação dos usuários da plataforma

A opção de bloqueio é bastante utilizada pelos usuários da plataforma X. Eles utilizam a ferramenta para evitar que conteúdos agressivos ou inadequados cheguem até suas páginas iniciais de maneira indesejada. Entre eles, estão publicações de ódio, assédio e até de outros tipos de violência e abuso. 

Ademais, a decisão do CEO da plataforma sofre críticas de muitos usuários, principalmente em relação à segurança na internet. Agora, eles afirmam que será mais difícil ter controle sobre o conteúdo que consomem, o que é primordial para todos.

Imagem: sdx15 / shutterstock.com