Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

10 cidades mais caras do mundo para viver; Brasil está na lista?

Segundo o ranking do Economist Intelligence Unit, Nova Iorque deixou de ser a cidade mais cara para viver. Confira a lista completa

De acordo com o Economist Intelligence Unit (EIU), uma divisão de pesquisa do Economist Group, houve um aumento médio de 7,4% nos preços de 200 produtos e serviços globais em 2023. Assim, esse aumento nos preços refletiu diretamente no custo de vida em muitas cidades ao redor do mundo.

Dessa forma, a pesquisa indicou que em 2023, as cidades de Singapura e Zurique estavam igualmente classificadas como as cidades mais caras do mundo para se viver. Sendo que, Zurique, na Suiça, saltou cinco posições em relação a 2022. Devido principalmente à valorização de mais de 10% do franco suíço em relação ao dólar. Veja o ranking completo!

Ranking das 10 cidades mais caras do mundo para viver

Portanto, segundo o ranking do Economist Intelligence Unit, Nova Iorque deixou de ser a cidade mais cara do mundo, dando lugar a Zurique. No entanto, há diversas cidades norte-americanas na lista. Já as cidades brasileiras não figuram no ranking. Confira as 10 cidades mais caras do mundo para viver:

PosiçãoCidadePaís
ZuriqueSuíça
SingapuraSingapura
GenebraSuíça
Nova IorqueEstados Unidos
Hong KongChina
Los AngelesEstados Unidos
ParisFrança
Tel AvivIsrael
CopenhagueDinamarca
10ºSão FranciscoEstados Unidos
Fonte: Economist Intelligence Unit (EIU)

Assim Singapura, por exemplo, alimentos básicos, bebidas alcoólicas e roupas tendem a ser extremamente caros. Já Zurique, por outro lado, não é a primeira vez que ocupa a primeira posição na lista, já que costuma ocupar os primeiros lugares no ranking, chegando ao topo pela primeira vez em 2020.

Veja também:

Sistema nacional para pagamento de precatórios será desenvolvido por tribunais; entenda

Imagem: Zbynek Jirousek / shutterstock.com

Outras cidades caras para se viver

Além disso, a cidade que mais subiu no ranking foi Santiago de Querétaro, no México, seguida de perto por Aguascalientes, também no México, e San José, na Costa Rica. Em contrapartida, Pequim foi uma das quatro cidades chinesas entre as dez que mais caíram no ranking, principalmente devido à desvalorização do yuan e a dificuldade de recuperação da economia chinesa após a pandemia.

Ademais, a EIU projeta que dificilmente as taxas de juros diminuam nos primeiros meses de 2024. Além disso, os preços dos alimentos também podem subir devido ao fenômeno climático El Niño. Portanto, é provável que a inflação continue a impactar o custo de vida em muitas cidades ao redor do mundo.

Imagem: Zbynek Jirousek / shutterstock.com