Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

100 mil beneficiários do Bolsa Família devem ter o pagamento suspenso este mês; veja como evitar

Saiba por que o Bolsa Família pode ficar suspenso para milhares de beneficiários já em janeiro. Descubra como regularizar a situação!

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) confirmou que cerca de 100 mil beneficiários do Bolsa Família terão o pagamento suspenso devido a problemas no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A medida, anunciada inicialmente para 2024, já começou a afetar a folha de pagamento de janeiro, cujos depósitos começam no próximo dia 18.

CPF de qualquer membro da família pode gerar bloqueio

Os principais problemas que estão levando ao bloqueio do Bolsa Família envolvem CPFs cancelados ou suspensos e divergência de titularidade. Portanto, para regularizar a situação, é necessário atualizar as informações pessoais no CPF na Receita Federal e atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), na gestão municipal do cadastro, ou nas secretarias de Assistência Social. 

Cartão do bolsa família antigo com um círculo vermelho simbolizando bloqueio.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Os beneficiários recebem um alerta sobre a situação irregular por meio de uma mensagem no aplicativo do próprio programa Bolsa Família, no aplicativo Caixa Tem e em seus extratos de pagamento.

Veja também:

Câmara revela nova data de concurso com salário de R$ 34 mil

Vale ressaltar que as irregularidades no CPF não se limitam ao titular do beneficio. Se houver algum problema com o CPF de qualquer membro da família, o pagamento pode ser suspenso ou bloqueado. Além disso, para esclarecer dúvidas, os beneficiários podem recorrer ao Disque Social 121.

Medida visa melhorar gestão do programa Bolsa Família

Segundo o MDS, a ação faz parte de uma série de estratégias para aperfeiçoar a gestão do programa assistencial. A ideia é garantir que os recursos destinados ao programa cheguem efetivamente a quem mais precisa.

Uma vez que a situação dos beneficiários esteja regularizada junto à Receita Federal, o pagamento do Bolsa Família deixa de ser suspenso e volta ao normal. No entanto, se a pendência não for resolvida em até seis meses, o benefício será cancelado.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital