Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 investimentos para se proteger da inflação e ainda ganhar dinheiro

Em 2021, a inflação chegou a 10,06%. De acordo com o Focus, relatório do Banco Central que reúne as previsões do mercado, a mesma chegará a 5,38% em 2022. Embora ela vá reduzir, deve seguir acima do desejado, o que preocupa os investidores. Porém, a boa notícia é que há tipos de investimentos que possibilitam lucrar com essa alta. Por conta disso, confira abaixo, como se proteger da inflação e ainda ganhar dinheiro.

3 investimentos para se proteger da inflação e ainda ganhar dinheiro

Em suma, algumas empresas com ações na Bolsa conseguem repassar a elevação dos preços. E por isso, não sofrem impactos diretos da inflação. De acordo com Enrico Cozzolino, chefe de Análise da Levante, as empresas do setor elétrico conseguiram, em 2021, repassar a alta aos consumidores. Dessa forma, preservaram os seus balanços, e tiveram bons lucros mesmo com o Ibovespa em baixa.

De acordo Cozzolino,

“O setor de energia elétrica é mais fácil [de repassar a alta dos preços], já que as pessoas necessitam consumir. Em um mundo onde os preços da energia foram um dos vilões da inflação, as empresas conseguiram operar isso muito bem”. Ele continua afirmando que “[As ações da] Taesa subiram 30% nos últimos 12 meses, frente a um Ibovespa que esteve negativo”.

Ademais, além do setor elétrico, com destaque para Taesa, o investidor que apostar em companhias de commodities também podem se beneficiar. É dito isso, pois o setor vive uma retomada de atividade. Por conta disso, as ações da Vale, podem ser uma boa opção.

A renda fixa pode ofertar proteção contra a inflação. Segundo Antonio Marcos Samad Júnior, presidente da Axia Investing, os investidores precisam buscar proteção nos investimentos de renda fixa atrelados ao IPCA. No Tesouro IPCA+, no qual o investidor pode achar taxas de retorno na casa de 5% ao ano + a variação do IPCA.

Por fim, outra opção disponível seriam os fundos imobiliários (FIIs). Os contratos que os regem se atrelam à inflação, o que os protegeria. Entretanto, uma decisão recente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pode fazê-los pagar Imposto de Renda e perder atratividade. Sendo assim, a recomendação é esperar ver o que acontecerá com esses investimentos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ITTIGallery / shutterstock.com