Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Com problemas para consultar seu abono salarial? Veja o passo a passo

Os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro

Trabalhadores já podem consultar se têm direito ao abono salarial do PIS Pasep. Dessa forma, a consulta pode ser feita por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou pelo telefone 158. Os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro para o PIS, e no dia 15 para quem tem direito ao Pasep. Atualmente, são cerca de 23 milhões de pessoas que poderão receber o valor. Contudo, se você está tendo problemas para fazer a consulta, confira o passo a passo a seguir.

Com problemas para consultar seu abono salarial? Veja como resolver

Então, se você estiver com dificuldade para saber se tem direito ao abono salarial, precisa saber antes que existem alguns requisitos necessários para receber o valor, como:

  • Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base considerado para o pagamento;
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o pagamento;
  • Possuir os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Além disso, não tem direito ao abono, mesmo que se enquadrem nas situações acima:

  • empregados domésticos;
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica,

3 motivos que podem estar bloqueando seu acesso ao PIS Pasep

Certo, mas se você se encaixar nos requisitos e mesmo assim tem problemas para fazer a consulta, é possível que seja uma das situações que descreveremos a seguir.

Falta de atualização da Rais

Verifique se o empregador atualizou as informações dele na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Isso pode estar causando o problema. O prazo para essa atualização se encerrou no dia 30 de setembro.

Erro no número do PIS/Pasep

Outro motivo que pode desabilitar o acesso ao abono salarial é o erro no número do PIS Pasep. Ou seja, o número do seu registro não bate com o número informado pelo empregador ao eSocial, ou para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Para saber se o número está correto, acesse a carteira de trabalho digital e verifique o número do PIS Pasep que consta nos contratos.

Falta de número do PIS/Pasep

Enfim, outro problema é o número do PIS não estar informado na carteira de trabalho digital. Tanto no caso de erro quanto da falta do número do documento na carteira de trabalho digital, a solução é entrar em contato com o empregador para pedir a correção ou inclusão da numeração do PIS Pasep.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com