Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 novos feriados devem fazer a alegria do trabalhador em 2023: confira quais são!

Três propostas estão em pauta no Congresso para que novos feriados sejam adicionados ao calendário brasileiro. Saiba quais são.

Atualmente, no Brasil, existem 12 feriados nacionais ao longo de um ano. Porém, três propostas que estão em tramitação no Congresso Nacional podem fazer este número aumentar, adicionando novos feriados ainda em 2023.

Dessa forma, os possíveis feriados nacionais podem se tornar recorrentes nos próximos anos. Assim, esta novidade tem impacto tanto na programação de funcionários e patrões, quanto na economia de modo geral.

Afinal, este tipo de data interfere no funcionamento de comércios, fábricas e, até mesmo, do próprio Estado. Dessa maneira, a entrada de novos feriados é um assunto complexo, valendo destacar as três datas que estão em debate no Congresso e Senado.

3 novos feriados

Os três feriados que estão em pauta no Congresso e Senado são:

  • Dia da Consciência Negra;
  • Dia da Mulher;
  • Dia dos Povos Indígenas.

Dia da Consciência Negra

Inicialmente, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, já é feriado obrigatório em algumas cidades de alguns estados.

Porém, o Projeto de Lei 482/2017, proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), busca que esta data se torne um dos novos feriados nacionais.

Em 22 de setembro de 2021, o PL foi enviado ao Congresso Nacional para avaliação. Caso aprovado, a pauta seguirá para validação, ou não, do presidente da República.

Em suma, esta é uma data que rememora a luta do povo negro no Brasil.

Dia da Mulher

Enquanto isso, o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data que celebra a luta da mulher por igualdade.

Assim, o Projeto de Lei 6.215/16, proposto pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA), visa fazer o Dia Internacional da Mulher se tornar um dos novos feriados do Brasil. O PL foi aceito pela Câmara dos Deputados e agora está em análise.

Dia dos Povos Indígenas

Por fim, mas não menos relevante, há o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, é outra data que destaca o combate, no caso, dos povos originários.

Dessa forma, o deputado Fabio Trad (PSD-MS) é autor do Projeto de Lei 960, que busca transformar a data em feriado nacional.

A última atualização sobre o PL foi em 3 de maio de 2022, sendo que a data ainda está em pauta no Congresso Nacional.

Portanto, ainda há possibilidade do Dia dos Povos Indígenas se tornar um dos novos feriados nacionais.

Imagem: Brian A Jackson / shutterstock.com