Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: 4 golpes do Pix que você deve conhecer para não cair em fraude

O Banco Central lançou o Pix para facilitar os processos de pagamentos disponíveis no Brasil. Assim, logo o método de pagamento caiu no gosto das pessoas por conta da sua gratuidade (para pessoas físicas), e instantaneidade. Entretanto, não são apenas os usuários e comerciantes que aprovaram o meio de pagamento: os bandidos também.

Diante disso, confira abaixo os 4 golpes do Pix mais comuns e que você precisa conhecer para não cair em fraude.

4 golpes do Pix que você deve conhecer para não cair em fraude

Diante de tantos golpes do Pix disponíveis, é importante saber como cada um deles funciona, para não cair em “furada”. Confira abaixo 4 deles:

1. Golpe da clonagem do WhatsApp

Esse é um dos golpes do Pix mais conhecido. Nele, o bandido envia mensagens ou ligações para o WhatsApp da vítima, e se passa por uma empresa ou pessoa que a vítima tem algum vínculo. A partir disso, o criminoso pede um código que é enviado por SMS pelo aplicativo, quando um usuário tenta instalar o WhatsApp em outro aparelho. O bandido diz que o SMS diz respeito a uma senha de banco ou alguma outra senha.

Dessa forma, ao ter o código que você enviou por SMS, o criminoso clona a conta da vítima, e a deixa sem acesso ao WhatsApp. Assim, o criminoso se comunica com os contatos da pessoa e pede transferências, ou ainda, finge que estão fazendo compras e pedem valores que são enviado via Pix.

2. Golpe dos falsos funcionários de bancos e centrais telefônicas

A segunda fraude da lista de golpes do Pix é quando o golpista entra em contato com a vítima, por telefone, e-mail ou SMS, e finge ser um funcionário do banco. A partir disso, o criminoso pede informações financeiras para “regularizar” ou “cadastrar” chaves do sistema Pix. E é aqui que está o furo: o cadastro de chave Pix jamais é feito por mensagens ou ligações.

3. Golpe do falso empréstimo

A terceira fraude da lista de golpes do Pix é aquela na qual, com todos os seus dados, os golpistas entram em contato com você e fingem ser bancos ou financeiras. Em suma, eles ofertam oportunidades de empréstimo com ótimas condições para pagar. Inclusive, o golpista pode simular várias opções e informar o CNPJ de um banco real.

Porém, na hora de liberar o crédito, o criminoso diz que é necessário pagar um adiantamento, para liberar o empréstimo. E é ai que mora o erro: nenhum banco ou instituição jamais pede um pagamento prévio, referente a imposto, taxa, ou tarifas antes de conceder o crédito.

4. Roubo de celulares

Para finalizar a lista de golpes do Pix, é necessário citar o grande problema que acontece no caso de roubo de celulares. Hoje em dia, é normal ver os brasileiros tendo a vida dentro de um aparelho. E assim, ao roubar o celular, o criminoso se apropria das contas da vítima e consegue fazer um Pix para uma conta que deseja. Tendo em vista que o pagamento do Pix é instantâneo, não há como recuperar o valor.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com