Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Averiguação cadastral do CadÚnico: quais famílias precisam fazer?

A averiguação cadastral é um procedimento que algumas famílias participantes do Cadastro Único (CadÚnico) precisam realizar. É por meio deste processo que o Governo Federal pode analisar dados e chegar a determinadas conclusões sobre as contas dos usuários.

Atualmente, há mais de 19 milhões de usuários cadastrados no CadÚnico, que tem como objetivo identificar as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e incluí-las em programas sociais.

É provável que você também goste:

Como consultar ou atualizar o CadÚnico pela internet?

Inscritos no CadÚnico vão receber kits grátis para substituir antenas parabólicas

Quais famílias precisam fazer a averiguação cadastral do CadÚnico?

De acordo com o Ministério da Cidadania, as famílias que precisam realizar a averiguação cadastral do CadÚnico são aquelas em que apresentam divergências nas informações básicas.

A pasta pode observar, por exemplo, que a renda informada no cadastro é diferente da que foi colocada em outras bases do Governo Federal e solicitar que a família passe pela averiguação cadastral.

Beneficiários de quais programas passarão pela averiguação?

Segundo o que afirma o Ministério da Cidadania, neste ano as averiguações cadastrais ocorrem com alguns beneficiários que fazem parte dos programas sociais do governo. São eles:

  • Auxílio Brasil;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Tarifa Social de Energia Elétrica.

Os indivíduos que não estão cadastrados em nenhum desses programas também podem passar pela apuração. De acordo com o Ministério da Cidadania, esse procedimento pode ocorrer porque existe a possibilidade de haver inconsistências nas contas.

Portanto, é importante que os usuários atualizem suas informações pelo menos a cada 2 anos ou toda vez que houver mudanças na estrutura familiar.

Como as famílias sabem que estão na lista de averiguação cadastral?

O Ministério da Cidadania é o responsável por disponibilizar os nomes das famílias que devem passar pela averiguação cadastral. Dessa forma, a informação é divulgada mensalmente no site do SigPBF e é feita por cidade e eles apontam os cadastros já regularizados e os que estão pendentes.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o Ministério da Cidadania ligando para o número 121. O atendimento ocorre de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com