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Mais de 4 milhões de pessoas tiveram benefícios negados pelo INSS: por que?

Divulgadas pela Folha de S. Paulo, as informações relacionam o volume de benefícios negados ao início do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Dados do Boletim Estatístico da Previdência Social apontam que desde 2019 o número de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) negados por ano é de 4,4 milhões. No entanto, entre 2012 e 2018 as recusas chegaram a 3,4 milhões por ano.

Divulgadas pela Folha de S. Paulo, as informações relacionam o volume de benefícios negados ao início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. Entre as negativas, estão os salários oferecidos para aposentadoria e por incapacidade, salário maternidade e pensão por morte.

Benefícios negados pelo INSS: cidadão pode esperar até 90 dias por uma resposta

Quando um cidadão solicita seu benefício previdenciário, ele precisa aguardar em média 90 dias até que seja respondido. Em muitas situações, são três meses esperando para ganhar um “não” e a fila, nada pequena, acaba não diminuindo.

Já em relação aos benefícios por incapacidade, como aposentadoria por invalidez e auxílio doença, o tempo de espera é menor, cerca de 45 dias. Mas, seja qual for o requerimento, o prazo acaba se tornando mais longo que o esperado.

Fatores que influenciam a demora para liberação de uma resposta

A demora para liberação de uma resposta pode ser provocada por alguns fatores como, por exemplo, a pandemia da Covid-19 que fez com que agências fossem fechadas, a greve dos peritos médicos impediu a análise de auxílio e a constante falta de profissionais do INSS.

O advogado especialista em Previdência Social e colunista da Folha, Rômulo Saraiva, questiona esse crescimento de recusas da autarquia. Saraiva sugere que existe a possibilidade do aumento das negativas e o fato da fila de espera ter crescido ano a ano estarem interligados.

O que deve ser feito caso o benefício seja negado pelo INSS

O cidadão que solicitou um benefício previdenciário e, ao consultar a resposta do requerimento, viu que o pagamento foi negado, poderá contestar a decisão da Previdência Social e apresentar sua defesa. 

Além disso, é possível entrar com uma ação judicial, tendo ajuda de um advogado. Assim, o caso poderá ser analisado pela Justiça e, se necessário, o INSS será obrigado a liberar o pagamento do benefício.

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Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com