Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI pode trabalhar com carteira assinada?

É possível ter um emprego de carteira assinada e mesmo assim empreender no seu tempo extra?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é em relação a se MEI pode trabalhar com carteira assinada. Isso porque, como grande parte dos profissionais brasileiros recorrem ao trabalho autônomo para conquistar uma renda extra, muitos acabam se tornando MEI e isso gera uma dúvida. É possível ter um emprego de carteira assinada e mesmo assim empreender no seu tempo extra? Para saber a resposta, confira a seguir!

MEI pode trabalhar com carteira assinada?

Bom, antes de tudo, vale explicar que MEI é a sigla utilizada para se referir ao Microempreendedor Individual. Com a licença, esses profissionais podem trabalhar em pequenos negócios, com possibilidade de emitir notas e ainda ter direitos como auxílio-maternidade e aposentadoria. Entretanto, como no Brasil muitas vezes o salário CLT não é suficiente, muitas pessoas que já possuem empregos também decidem trabalhar como MEI.

Nesse caso, entre as principais dúvidas está a possibilidade de um MEI trabalhar de carteira assinada. E a resposta é que não há nada na legislação que impossibilite isso. Ou seja, você pode sim ter um emprego CLT e ser um microempreendedor individual. Contudo, antes de seguir esse caminho, é importante conversar com a empresa para saber se não existem conflitos de interesses.

Por fim, assim que alguém se torna MEI, também tem direito a alguns benefícios. Como acesso a cobertura previdenciária, valor fixo de imposto todos os meses (a DAS), declaração anual feita de forma simples, acesso a emissão de NFe, etc. Para abrir seu MEI, porém, não é preciso pagar nada. Se alguém cobrar alguma taxa sobre o registro, não pague, pois é golpe. Faça sua inscrição apenas pelo Portal do Empreendedor.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: mavo / Shutterstock.com