Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 profissões que possuem maiores chances de causar demência

Descubra as 5 profissões com maiores chances de causar demência no profissional. Entenda o motivo, o significado e sintomas desta doença.

Um estudo recém-publicado na revista científica The Lancet apresenta uma descoberta interessante e preocupante: atividades físicas intensas no ambiente de trabalho podem estar associadas à demência no processo de envelhecimento. Segundo a pesquisa, o segmento mais vulnerável são as ocupações que requerem grande esforço físico.

O estudo obteve essas conclusões após a análise de dados de 7.005 indivíduos com mais de 70 anos. O objetivo era investigar a quantidade de atividade física necessária no trabalho e o impacto dessa exigência na memória conforme a idade avança.

Quais foram os resultados desse estudioso?

O estudo revelou que a atividade física extenuante no trabalho estava, de fato, associada a um risco aumentado do desenvolvimento de problemas cognitivos. A análise identificou que os cinco grupos de trabalhadores com o maior risco de terem sua capacidade cognitiva prejudicada a longo prazo. São eles:

  • Vendedores;
  • Auxiliares de enfermagem;
  • Cuidadores de pessoas;
  • Agricultores e pecuaristas.
A imagem mostra um homem idosos, com a cabeça baixa, apoiada em uma das mãos, aparentemente triste.
Imagem: Reprodução/ Freepik

Contudo, segundo os pesquisadores, o risco de desenvolver problemas cognitivos não é uniforme em todos os trabalhos que requerem esforço físico constante. Profissionais que ocupam cargos inicialmente fisicamente exigentes, mas que se tornam menos extenuantes com o tempo, tinham um risco maior de demência em comparação com aqueles em funções sem demandas físicas.

Leia também: Afinal, o que mudou na prova de vida do INSS com as novas regras?

No entanto, o risco era menor do que o de indivíduos em empregos que exigem esforço físico consistente e contínuo. Ainda, os empregos que não exigem de seus profissionais nem grande desgaste físico e nem são muito fáceis em termos de atividade física apresentaram o menor risco no desenvolvimento de problemas cognitivos.

Demência: significado

À vista disso, a demência é um termo geral que se refere a uma variedade de condições relacionadas à saúde cerebral. Caracterizado por um declínio na habilidade cognitiva, como pensamento, memória e raciocínio, a um ponto em que interfere nas atividades diárias e na independência pessoal.

A incidência dessas condições aumenta proporcionalmente à idade, tornando-as mais comuns entre indivíduos idosos. Além da debilitação física, causa impacto psicológico, social e econômico tanto nos cuidadores quanto nas famílias e na sociedade.

Causas

Em suma, as causas dessas condições variam e podem ser agrupadas em três categorias: evolutivas, estáticas e potencialmente reversíveis. A primeira se refere a condições crônicas e progressivas, como doenças neurodegenerativas e infecções crônicas.

Entretanto, a estática relaciona-se com a demência vascular, uma sequela de lesão cerebral aguda ou infecção. Por fim, a terceira categoria refere-se a condições clínicas ou nutricionais que podem ser corrigidas, como hipotireoidismo e deficiência de vitamina B12, e uso de alguns medicamentos.

Imagem: Reprodução/ Freepik