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Afinal, o que mudou na prova de vida do INSS com as novas regras?

Novidades na prova de vida do INSS trazem modernização e facilidades para beneficiários. Saiba como funciona o novo sistema!

Anualmente, os beneficiários previdenciários de longa duração do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), devem realizar um processo conhecido como prova de vida. No entanto, a partir de 2023, essa prova passou por mudanças significativas que facilitam e modernizam o procedimento.

As novas regras foram implementadas através da Portaria Pres/INSS 1.408/2022 e começaram a valer já em janeiro de 2023. Embora o procedimento anterior ainda esteja em vigor, uma novidade surgiu: a prova de vida baseada em dados.

Quais foram as mudanças na Prova de Vida em 2023?

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Anteriormente, o beneficiário deveria se deslocar, muitas vezes em grande distância, até a agência bancária onde recebia seus valores para confirmar seu estado de vida, realizando a prova de vida presencialmente.

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Agora, com o novo modelo implementado em 2023, o INSS ficou responsável por verificar a situação dos beneficiários ao analisar suas informações em diferentes bases de dados. Isso se tornou possível através de um sistema de verificação, que elimina a necessidade de deslocamento exclusivo para a realização da prova de vida.

Como o INSS faz a Prova de Vida?

A realização da prova de vida ocorre a partir do uso de um sistema que compara informações de diferentes bancos de dados dos quais o beneficiário faz parte. Assim, o INSS tem o prazo de 10 meses, contados a partir do aniversário do beneficiário, para verificar e comparar as informações destes sistemas.

Essas informações podem incluir acessos a aplicativos como o Meu INSS (disponível para Android e iOS). Bem como atendimentos presenciais em agências e reconhecimentos biométricos para empréstimos consignados.

Consolidação da Prova de Vida

Para verificar se o INSS fez a sua prova de vida, basta ligar para a central telefônica do INSS através do número 135 ou conferir no aplicativo Meu INSS.

O INSS faz uma notificação em casos em que não consegue comprovar a vida do beneficiário por meio de dados. O beneficiário deve realizar algum ato que informe que ele está vivo dentro de 60 dias após a emissão da notificação. Caso não realize essa ação, o benefício pode ser bloqueado e, após 6 meses de suspensão, cessado.

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