Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A partir desta terça (8), ESTAS pessoas não irão mais pagar transporte público

Estes estudantes acabam de ganhar direito à gratuidade no transporte público! Confira os auxílios oferecidos e quem será beneficiado.

Foi anunciada uma importante medida em prol da educação nesta terça-feira, 8. A partir de agora, os estudantes de Belo Horizonte, Minas Gerais terão direito à gratuidade nas passagens de ônibus. A iniciativa da prefeitura da capital mineira foi divulgada no Diário Oficial do Município.

Anteriormente, os alunos desfrutavam de um benefício que concedia 50% de desconto nas tarifas de ônibus. Com a nova regulamentação, o benefício foi ampliado e agora cobre 100% do valor do percurso de ida e volta. Dessa maneira, a medida busca beneficiar todos os estudantes que já usufruíam do desconto.

Como vai funcionar a gratuidade para os alunos?

O funcionamento da gratuidade no transporte público para os alunos será bastante simples. Aqueles que já possuíam o benefício de 50% nas tarifas receberão, em até 48 horas, os créditos eletrônicos necessários para complementar o valor total da passagem, sem precisar substituir o cartão de passe estudantil.

Para ter direito ao benefício, é necessário que os alunos estejam matriculados e frequentando regularmente o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, é preciso residir a uma distância superior a 1 km da unidade escolar. Anualmente, o cadastro para o benefício é realizado pelo governo da capital mineira.

Outras medidas de transporte público gratuito em Belo Horizonte

Essa iniciativa não é a única ação de transporte público gratuito implementada pela PBH. Recentemente, a prefeitura concedeu um subsídio milionário às empresas de ônibus, que trouxe outros benefícios para a população da cidade.

Destacam-se o Vale-Transporte de Saúde, para quem precisa ir ao Sistema Único de Saúde (SUS), para consultas e procedimentos médicos; o Auxílio de Transporte Social, para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e o Auxílio Transporte Mulher, que garante recursos para deslocamentos de mulheres em situação de violência.

Imagem: Oleg Elkov/shutterstock.com