Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Adeus, Real! Governo vai lançar Drex, a nova moeda digital do Brasil

O Banco Central avança nos testes para lançar oficialmente, o Drex, a moeda digital do Brasil. Saiba mais informações!

O Banco Central (BC) está avançando em testes para o lançamento da moeda digital do Brasil, conhecida por Drex. Dessa forma, a estimativa é que no decorrer de 2024, os detalhes finais sejam concluídos e a população seja incluída em testes externos no final do ano.

Ademais, a ideia é que no início de 2025 a moeda esteja disponível para o cidadão comum. Saiba mais informações sobre esse novo recurso financeiro do BC na sequência!

Conheça o Drex

Celular com a logo do Drex e moeda de 1 real ao fundo.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Lançado pelo BC em agosto do ano passado, o Drex é basicamente a projeção digital do Real, a moeda física brasileira. Logo, ela terá o mesmo valor e a mesma aceitação do real em papel. O economista do BC, Fabio Araujo, que coordena a iniciativa, explica que, de acordo com o Drex, a cotação do real físico é mantida.

Portanto, ele afirma que se alguém transferir da plataforma da moeda digital para a conta bancária ou sacar no caixa, o valor correspondente a um Drex sacado será R$ 1. Apesar de ainda não possuir uma data específica para o lançamento ao público, os testes internos estão sendo realizados no denominado ambiente restrito, o “Piloto Drex”.

Assim, essa etapa se iniciou em março de 2023 e sua liberação ao público em geral está prevista para o início de 2025. Entretanto, há a previsão de que a moeda estará funcional de forma eficaz apenas em 2026. Araújo também destaca que existem desafios relacionados à proteção de dados, que ainda necessitam de ajustes antes do lançamento oficial.

Saiba mais sobre a funcionalidade da moeda digital

Regulamentado pelo BC, o Drex será emitido apenas em sua plataforma digital e terá as mesmas garantias e segurança do real físico. Os usuários poderão trocar o Drex por cédulas de real (e vice-versa) e utilizá-lo para realizar transações financeiras. Além disso, a moeda digital promete oferecer praticidade, rapidez e redução de custos para as transações financeiras do dia a dia e em contratos.

Veja também:

Governo Lula tem rombo de mais de R$ 230 bilhões em 2023

Sendo assim, uma das possibilidades de utilização do Drex é sua transferência para outras pessoas. Enfim, a moeda digital do Brasil também poderá ter seu uso para pagamento de benefícios sociais governamentais. Ainda, ela poderá dificultar atividades ilícitas como lavagem de dinheiro.

Imagem: rafapress / shutterstock.com