Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Adicione o CPF na nota e tenha estes benefícios

Depois de descobrir as vantagens de inserir seu CPF nas notas fiscais você nunca mais vai recusar fornecer os dígitos de seu documento!

Alguns estabelecimentos perguntam se o cliente deseja adicionar os dígitos de seu CPF na nota fiscal de sua compra. Provavelmente você já se questionou sobre a relevância de inserir esse importante dado pessoal no documento fiscal. 

O objetivo principal é combater a sonegação de impostos e controlar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Contudo, para incentivar os consumidores a inserir o CPF na nota, alguns estabelecimentos oferecem certas vantagens. 

De modo geral, todos podem ser beneficiados pela prática, pois as atividades financeiras da pessoa que aceita inserir o CPF na nota ficam registradas. Assim, é mais fácil, por exemplo, ter acesso a linhas de crédito ou empréstimos

Benefícios de inserir o CPF na nota

Inúmeros estados brasileiros dispõe dessa opção para os consumidores. Por vezes, a vantagem de mais destaque é o desconto no Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 

Depois de um ano inserindo o CPF na nota, os habitantes dos estados de Rondônia, Paraná, Goiás, Alagoas e São Paulo podem ter um desconto de até 10% do IPVA. Já quem mora na capital da Bahia ou do Amazonas, respectivamente Salvador e Manaus, pode ter um desconto no IPTU.

De seis em seis meses, o cliente que informou o dígito do documento no Paraná e na Bahia pode acumular pontos. Enquanto os moradores do primeiro estado recebem créditos no celular, os do segundo podem receber entradas para shows. 

Por fim, a cada mês há sorteios que podem premiar entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão. Apesar de haver um limite, quanto mais notas com o CPF, maiores são as chances de receber o prêmio. 

Há algum risco em fornecer o CPF?

As lojas físicas, de modo geral, não irão apresentar nenhum risco ao consumidor que fornecer seu CPF. Por outro lado, como há muitos golpes financeiros aplicados nos ambientes virtuais, antes de inserir o documento em alguma loja online é importante conferir a veracidade do site. 

Além disso, para que haja algum crime, é necessário que o golpista tenha acesso a outras informações além do CPF. Por fim, se o comércio não perguntar se deseja inserir seu documento na nota fiscal, o cliente pode exigir que seja registrado. 

Imagem: GVLR / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital