Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como descobrir se tive o pagamento do Bolsa Família bloqueado?

Entenda o processo de cancelamento do Bolsa Família. Saiba como descobrir se perdeu o benefício e como proceder.

Desde sua implantação, o Bolsa Família se tornou uma das principais fontes de renda para as famílias em situação de pobreza no Brasil. No entanto, muitas vezes, por questões burocráticas ou por falta de informação, acontece o bloqueio destes benefícios, deixando as famílias em incertezas.

Nesse sentido, umas das razões pela qual ocorre o bloquei são: a falta de atualização do cadastro da pessoa e o descumprimento dos requisitos do governo para o acesso ao benefício se destacam. No entanto, mesmo passando por uma situação de bloqueio, é possível recuperar este auxílio vital para a subsistência de muitas famílias. A seguir, saiba como funciona a notificação e o procedimento.

Notificação de cancelamento

O cancelamento do benefício não é realizado de maneira abrupta. O beneficiário recebe a notificado, por meio de mensagem no seu extrato bancário ou pelo aplicativo do programa. Adicionalmente, após a aprovação do pedido de desbloqueio, o prazo médio para a sua efetivação é de cerca de 90 dias.

Leia também: É possível comprar carros seminovos por apenas R$ 8 MIL; saiba como

Símbolo vermelho de proibição sobreposto à imagem de um cartão do Bolsa Família e várias notas de R$ 100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Contudo, cabe destacar que, após a integração do acesso dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), perceberam que diversas famílias tinham renda acima das regras estabelecidas pelo programa, resultando no cancelamento de aproximadamente 237.897 benefícios. Por outro lado, conseguiram incluir outras 550 mil famílias, que estavam aguardando na fila de espera.

Como proceder nesta situação?

O primeiro passo a ser tomado após notar um bloqueio, é dirigir-se ao centro de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único). Assim, lá poderá realizar a regularização da situação.

Além disso, o beneficiário conseguirá receber os valores correspondentes aos meses de bloqueio, conforme estabelece o governo.

Principais causas

Em suma, o bloqueio do Bolsa Família pode ocorrer por diversos motivos. As causas mais comuns são:

  • Inconsistências na declaração de renda no Cadastro Único;
  • Ausência de atualização dos dados a cada dois anos.

Ademais, o descumprimento de regras estabelecidas pelo governo, como frequência escolar das crianças e realização de exames de saúde pelas mães, também pode resultar no bloqueio do benefício.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital