Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, é permitido dirigir descalço e sem camisa?

Dirigir sem camisa e sem calçados pode ser mais confortável para muitos motoristas, mas será que essa conduta gera multa? Confira!

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre as leis de trânsito vigentes no Brasil, mesmo passando pelo processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para conseguir o documento, é preciso passar por aulas e provas, tanto teóricas como práticas.

Uma das dúvidas que podem surgir é se o condutor pode dirigir descalço ou sem camisa. Essa é uma prática que alguns motoristas fazem mesmo sem saber se é uma infração de trânsito. Mas e aí, é possível dirigir descalço? E sem camisa? Confira abaixo.

Pode dirigir descalço?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe nenhuma lei que proíba dirigir descalço. Portanto, se o condutor for parado por autoridades, ele não levará multa. Vale lembrar que o CTB não determina um tipo específico de calçado para o condutor, mas, segundo o Artigo 252, inciso IV, o motorista é responsável pelas condições de segurança para dirigir.

Veja também: Saiba AQUI como aumentar o seu score com estas 5 dicas da Serasa

Dois pés descalços de uma pessoa saindo pela janela do motorista de um carro em uma estrada.
Imagem: Zaitsava Olga/shutterstock.com

Mas atenção, o Artigo 252 também informa que “dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais” é uma infração de trânsito. Um bom exemplo de calçado inadequado são os chinelos. Logo, se o motorista for pego por autoridades nessas condições, ele pode ser multado em R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.

Pode conduzir sem camisa?

Diante de muitas dúvidas, essa é mais uma que se destaca. No entanto, o CTB não determina uma roupa especializada para a condução de veículos. Ou seja, o motorista pode dirigir sem camisa. Mas vale lembrar que, mesmo sem utilizar a vestimenta, o uso do cinto de segurança continua obrigatório.

O cinto de segurança é um equipamento importante para a vida dos passageiros do carro, em caso de acidentes. Sua função é proteger o corpo de impactos violentos. Sendo assim, o motorista que dirige sem a utilização do equipamento está cometendo uma infração grave, que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Imagem: Africa Studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital