Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, MEI tem férias? Descubra como conseguir folgas!

MEI tem férias? Dicas infalíveis para microempreendedores planejarem suas férias sem impactar o negócio. Saiba mais!

Entre dezembro e janeiro, milhares de pessoas reservam alguns dias para retomar suas energias para o ano novo. Mas, afinal, MEI tem férias?

Contudo, para o Microempreendedor Individual (MEI), organizar esse período de descanso pode ser desafiador.

Segundo Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, a preparação para essa fase requer uma abordagem integrada. Assim, ele deu algumas dicas de como os empresários podem aproveitar o período de recesso de forma estruturada.

MEI pode ter férias seguindo estas dicas!

Homem com boia e óculos de sol sentado em cima de mesa de escritório
Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com

Treinamento e contratação temporária

Para aqueles que têm apenas um funcionário, a recomendação é que a rotina operacional seja delegada a este colaborador. Assim o empreendedor pode focar em questões mais estratégicas.

No caso de quem trabalha sozinho, a contratação temporária de um profissional pode ser um recurso valioso. Este profissional será responsável por garantir o atendimento aos clientes e dar continuidade a algumas atividades durante a ausência do empreendedor.

Aproveitando períodos de baixa demanda

Para negócios que não contam com uma equipe consistente, a dica é programar períodos de férias durante a chamada “sazonalidade negativa”, quando a procura por seus serviços ou produtos está no período mais baixo do ano. Alguns setores até interrompem suas atividades durante essas fases.

Comunicando antecipadamente aos clientes

Outra boa prática é informar seus clientes com antecedência sobre o período de afastamento. Assim, eles poderão se organizar e isso pode ajudar a evitar eventuais incômodos.

Atendimento remoto durante o recesso

Por fim, uma alternativa interessante é a organização de um atendimento de emergência online ou através de redes sociais. Você pode, por exemplo, usar o Instagram para divulgar vídeos e imagens do serviço ou do produto, e deixar um link redirecionando diretamente para o WhatsApp da empresa. Assim, é possível fechar a venda por lá.

Veja também:

Está sem dinheiro? Saiba como conseguir renda pela internet

Em suma, se preparar antecipadamente e seguir essas dicas pode permitir que os empreendedores se ausentem por um período sem negligenciar seus negócios. Aproveite as férias!

Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com