Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, vale mesmo a pena comprar produtos eletrônicos da China?

Mudanças recentes fazem o consumidor se questionar se ainda vale a pena comprar produtos eletrônicos da China. Saiba mais!

Anos atrás, comprar produtos eletrônicos da China garantia a possibilidade de gastar menos dinheiro em comparação com os itens disponíveis no mercado brasileiro. Porém, movimentações do governo federal podem alterar essa situação.

Atualmente, discute-se muito como se dá a taxação desses produtos que vêm de fora do país. Dessa forma, saiba, na sequência, se ainda vale a pena fazer esse tipo de compra com as recentes mudanças.

O que mudou para comprar produtos eletrônicos da China?

Em cima de um teclado, miniatura de carrinho de compras com pequenas caixas de papelão
Imagem: William Potter / shutterstock.com

O governo federal promoveu algumas mudanças na taxação dos produtos. Até 2022, essa tributação ocorria por amostragem de produto. De forma simplificada, essa metodologia inseria um fator de aleatoriedade na tributação. No entanto, a partir do inicio de 2023, o cenário mudou.

Veja também:

INSS está liberando auxílio de R$ 1.320 em minutos; entenda

Com a nova legislação, agora é feita a taxação individual de cada produto importado, considerando alíquotas nacionais como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Tal medida trouxe maior previsibilidade ao processo, mas também aumentou os custos para alguns setores da economia ao comprar produtos eletrônicos da China.

O que é o programa Remessa Conforme?

O governo federal, então, criou o programa Remessa Conforme. Ele oferece isenção de impostos para compras de até US$ 50 realizadas em varejistas online que se cadastrarem nele. Isso pode ser uma oportunidade, para negócios de menor porte, de adquirir produtos internacionais sem a necessidade de arcar com os custos de taxação.

Apesar das mudanças nas regras da tributação não estarem diretamente relacionadas às vendas em atacado e varejo, é valido lembrar que a regra anterior parecia beneficiar o atacado. Com a nova legislação, surge uma oportunidade para equilibrar mais o jogo.

Portanto, para saber se vale a pena comprar produtos eletrônicos da China, é preciso ter em mente que as taxas para compras de valor mais elevado podem chegar a 60% do valor do produto. Sendo assim, cabe ao consumidor comparar os preços disponíveis no mercado brasileiro a fim de descobrir o que compensa mais.

Imagem: William Potter / shutterstock.com