Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central revela lançamento de nova moeda; confira

Banco Central (BC) revelou ontem (30) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento de uma nova moeda. Saiba mais!

O Banco Central (BC) revelou ontem (30) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento de uma nova moeda. A entidade vai lançar um exemplar em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, e da criação do Poder Legislativo. 

A previsão de lançamento da nova moeda é para março do ano que vem, em linha com a data em que a primeira Constituição foi outorgada. De acordo com nota divulgada pelo BC, as informações adicionais sobre a peça serão disponibilizadas por ocasião do lançamento no mesmo mês. Normalmente, a Casa da Moeda é a responsável por fabricar moedas tradicionais e comemorativas.

Confira algumas moedas comemorativas

  • Bicentenário da Independência do Brasil;
  • Comemorativas de Salvador e de Olinda;
  • Comemorativas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014;
  • Centenário de Carlos Drummond de Andrade;
  • 500 anos do Descobrimento do Brasil;
  • Em homenagem a Ayrton Senna;
  • Moedas das olimpíadas e paralimpíadas (futebol, voleibol, natação paralímpica, judô, paracanoagem, basquetebol, etc.);
  • 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil;
  • 300 anos da Casa da Moeda do Brasil.
moedas de 1 real das olimpíadas
Imagem: Dado Photos / Shutterstock.com

Moeda digital brasileira

Para além da moeda comemorativa, o BC se prepara também para lançar o Real Digital, conhecido como “Drex”. Essa moeda digital brasileira promete transformar as transações financeiras, trazendo facilidade de acesso a uma variedade de serviços e transações, desde empréstimos até a compra de imóveis e veículos.

Veja também:

Afinal, vale mesmo a pena comprar produtos eletrônicos da China?

Nesse sentido, o Real Digital tem como objetivo principal facilitar o acesso aos serviços financeiros por meio da metodologia do Open Finance. Em suma, esse sistema hoje permite aos clientes compartilhar suas informações pessoais sobre consumo e investimentos com diferentes instituições.

Além da comodidade, o Drex também apresentará uma camada de segurança mais robusta contra fraudes, pois todas as suas movimentações serão rastreáveis e registradas em um banco de dados. Assim, para aproveitar a novidade, será necessário estar vinculado a uma carteira digital em uma instituição autorizada pelo BC.

Imagem: OlegRi / Shutterstock.com