Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda vale a pena guardar o dinheiro na poupança?

A poupança ainda é um tipo de investimento muito usado pelos brasileiros. Mas, afinal, aplicar na caderneta apresenta vantagens? Descubra!

A poupança ainda é uma opção bastante escolhida para os brasileiros que desejam guardar dinheiro, talvez pela simplicidade. No entanto, nos últimos anos, outros tipos de investimentos se tornaram mais atrativos, o que fez com que muitas pessoas se questionassem sobre a real vantagem da poupança. 

Apesar dos fatores anteriores, a boa notícia é que a poupança voltou a render acima da inflação no ano passado, depois de 4 anos com resultados negativos. De acordo com um levantamento realizado pelo TradeMap, a rentabilidade real chegou a 2%. 

Nesse sentido, a caderneta esteve entre as 5 opções de investimentos que apresentaram um rendimento superior à inflação. Todos os outros não conseguiram alcançar resultados positivos ao final de 2022. Mas, afinal, vale a pena guardar o dinheiro na poupança?

Rentabilidade da poupança 

O resultado positivo nas aplicações da poupança no ano anterior se deve a dois principais fatores: a alta de juros e a baixa da inflação em comparação com 2021. 

Para entender melhor, é preciso deixar claro como funciona o rendimento da caderneta. Ele é baseado na taxa básica de juros, a Selic. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, que é o caso atual (a taxa nesse momento é de 13,75%), a rentabilidade da poupança é de 0,5% ao mês + taxa referencial. 

Ou seja, quando a taxa de juros está em patamar elevado, os rendimentos da poupança são maiores. 

Ao que tudo indica, a Selic deve permanecer elevada por um tempo prolongado. Por isso, investir na poupança pode ser uma boa opção, ainda mais para aqueles que temem pela segurança de outras opções e estão acostumados com ela. 

Outros tipos de investimentos

Contudo, é preciso ressaltar que existem outros tipos de investimentos que oferecem mais vantagens do que a poupança. Confira alguns deles:

  • Certificado de Depósito Interbancário (CDI): rendimento real de 6,24% em 2022;
  • Índice de Hedge Funds ANBIMA (IHFA): rendimento real de 7,45% em 2022;
  • Índice de Dividendos (IDIV): rendimento real de 6,49% em 2022;
  • Índice de Mercado ANBIMA (IMA): rendimento real de 3,66% em 2022. 

Essas foram as opções que, junto com a caderneta de poupança, apresentaram uma rentabilidade acima da inflação no ano passado. Vale lembrar que o rendimento da poupança foi de 2%, ou seja, bem menor quando comparado com outros tipos. Por isso, ao investir, é preciso saber quais são os objetivos e apostar em algo de acordo com as próprias necessidades. 

Imagem: Natthapol Siridech/shutterstock.com