Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alckmin defende programa de redução de impostos para compra de máquinas pela indústria

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, defende a redução de impostos para alavancar o setor. Entenda!

O vice-presidente Geraldo Alckmin, na última quarta-feira (28), apoiou o programa do governo que propõe a diminuição de impostos com o propósito de incentivar a compra de máquinas pela indústria nacional.

Para o vice, essa iniciativa tem potencial para “melhorar a produtividade” e, assim, impulsionar o crescimento da economia do país. Saiba mais informações na sequência!

Alckmin apoia reduzir impostos para compras de máquinas pela indústria

Imagem do vice-presidente Geraldo Alckmin em discurso de debate eleitoral.
Imagem: BW Press / Shutterstock.com

Além de vice-presidente, Alckmin ocupa, também, a posição de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Em entrevista à jornalista Miriam Leitão na GloboNews, ele explicou e defendeu as ações do governo voltadas para o desenvolvimento industrial do Brasil.

O programa em questão promove a chamada “depreciação acelerada”, que tem como objetivo estimular setores econômicos à renovação de equipamentos, aparelhos e instrumentos. Por meio da modernização das fábricas brasileiras, o governo almeja um avanço na produtividade do país.

Ainda, Alckmin acredita que se as empresas investirem na substituição de suas máquinas e equipamentos, o governo poderá reduzir o imposto de renda de pessoa jurídica e a CSSL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Custo da medida aos cofres públicos

Dessa forma, o vice-presidente estima que essa iniciativa deve custar, aos cofres públicos, aproximadamente R$ 1,7 bilhão neste ano. Ainda, há a previsão que isso custe mais R$ 1,7 bilhão em 2025.

A equipe econômica do governo, desde janeiro de 2023, trabalha para melhorar o desempenho da economia. Assim, busca-se aumentar a arrecadação para alcançar o equilíbrio fiscal, objetivo considerado “ambicioso” por economistas e especialistas do mercado.

Veja também:

IRPF 2024: saiba qual é a multa para quem cair na malha-fina

Por fim, Geraldo Alckmin acredita que as estratégias adotadas “salvaram a democracia”, e defende que a estabilidade política é fundamental para a economia do país. Vale destacar também que, na próxima sexta-feira (1º), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fará a divulgação dos resultados oficiais do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023.

Imagem: BW Press / Shutterstock.com