Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral para quem usa o Mercado Livre

Se você usa a plataforma do Mercado Livre para comprar ou vender produtos, fique atento! Alguns produtos sofrerão sanções. Saiba mais!

Se você usa a plataforma do Mercado Livre para comprar ou vender produtos, fique atento! O Ministério Público vai proibir algumas comercializações em plataformas digitais. Isso porque tanto o OLX quanto o Mercado Livre estão em alerta quando o assunto é comercialização de animais!

Segundo o promotor de Justiça, Carlos Henrique Prestes Camargo, existem provas o suficiente de que os animais comercializados online sofrem maus-tratos, principalmente no que diz respeito aos envios até os compradores.

Tendo isso em vista, o Ministério Público recomendou à Justiça que essa comercialização seja proibida, principalmente pela falta de regulamentação, controle e fiscalização dos criadores.

Comércio de animais em plataformas como Mercado Livre

Ainda segundo Camargo, essa situação veio à tona pela ação civil feita por 6 ONGs brasileiras. Entre elas, encontramos a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e a Associação Filantrópica Os Animais Impostam.

Em suma, essas plataformas de venda, como o Mercado Livre, colaboram para que os criadores amadores e clandestinos comercializem animais sem seguir normas de higiene, limpeza, conforto e saúde.

Dessa forma, aqueles que não têm um negócio formal, mas mesmo assim anunciam os filhotes nas plataformas digitais, fogem da fiscalização e da inspeção sanitária. Assim, por meio das plataformas esse negócio clandestino continua funcionando.

Desdobramentos do caso

O caso ainda está em aberto pela Justiça, no entanto, as plataformas digitais já têm se posicionado sobre o caso. Em nota, a OLX deixou claro que não vai comentar casos sob juízo.

Já o Mercado Livre enviou uma nota declarando que é contra os maus-tratos e violência aos animais, além de apoiar a fiscalização. Ademais, a empresa continuou declarando que em seus termos de uso é proibido vender animais em situação de maus-tratos, principalmente sem fiscalização.

Por fim, a empresa ainda declarou que, quando identificados, esses vendedores têm seus anúncios excluídos e o vendedor pode, inclusive, ser banido da plataforma permanentemente.

O Mercado Livre se colocou à disposição para atuar rapidamente diante das denúncias feitas e, assim, auxiliar as investigações e combater a venda ilegal.

Imagem: casa.da.photo / Shutterstock.com