Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral para usuários do Pix

O Pix é a transação mais usada pelos brasileiros, porém, criminosos também utilizam da ferramenta para aplicar golpes. Fique atento!

A possibilidade de transferir dinheiro de forma instantânea e sem custo caiu no gosto do brasileiro e se tornou a operação bancária mais utilizada no país. A praticidade do Pix é uma verdade incontestável, mas que exige atenção dos usuários.

Isso porque essa forma de transferência também atrai golpistas, que usam a ferramenta para aplicar crimes e extorquir dinheiro. Atualmente existem diversos golpes envolvendo o Pix , o que exige a desconfiança do usuário no momento de realizar transações desconhecidas.

Entenda como é aplicado o golpe do robô do Pix

Assim como em toda forma de pagamento, existem golpes envolvendo o Pix. Recentemente, um deles deles tem ocorrido com frequência, e, por isso, o Serasa decidiu emitir um alerta aos consumidores. A nova fraude é chamada de golpe do robô do Pix e é realizada em redes sociais como Instagram e Facebook.

Ao navegar por essas redes, o usuário se depara com uma promoção, em que para receber o prêmio é necessário fazer o envio de uma quantia via Pix. A promessa é de receber de volta 10 vezes mais do que a quantia enviada. No entanto, o dinheiro mandado via Pix vai diretamente para os golpistas que não entram mais em contato com a vítima.

Seguindo essa linha, outros golpes que usam a transferência instantânea foram mencionados pelo comunicado da Serasa, tais como: cadastro Pix, comprovante do Pix falso e golpe do Pix falso ou agendado. Para evitar se tornar uma vítima veja algumas dicas:

  • Esteja atento à movimentação da sua conta bancária;
  • Desconsidere mensagens de números desconhecidos que solicitam pagamentos;
  • Desconfie de links recebidos via e-mail, WhatsApp e SMS;
  • Entre em contato com seu banco somente pelos canais oficiais.

Pesquisa aponta que cerca de 22% das pessoas já caíram em golpes

De acordo com uma pesquisa realizada pela companhia FICO, o uso do Pix por criminosos vem crescendo, pois, segundo o levantamento, cerca de 22% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes. Além disso, 65% dos participantes da pesquisa contaram que conhecem alguém que caiu em alguma prática enganosa envolvendo o Pix.

Ainda segundo a FICO, as pessoas se tornam mais vulneráveis aos golpes devido à falta de educação financeira, que deveria ser promovida pelos bancos aos seus clientes. Além disso, 79% dos participantes atribuem às instituições financeiras a responsabilidade de criar mecanismos de alerta para detectar golpes, e 62% apontaram que gostariam de ser avisados em situações de risco.

Imagem: Marciobnws / Shutterstock.com