Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta importante para motoristas brasileiros

Um novo golpe tem como intuito chamar a atenção de motoristas e pode causar uma série de prejuízos. Fique atento!

Nos últimos dias, anúncios de autoescola com ofertas de carteira de motoristas com preços abaixo do mercado circularam nas redes sociais. Além disso, a propaganda alega que não é preciso passar por exames obrigatórios. O documento é 100% digital e pode ser acessado normalmente pela CNH Digital. Parece bom demais para ser verdade? É golpe.

Primeiramente, é importante reforçar que não existem outras formas de tirar a carteira de motorista sem precisar passar pelos exames aplicados. O processo da CNH é dividido em etapas obrigatórias que precisam ser feitas adequadamente pelos brasileiros que querem se tornar condutores. 

A obrigatoriedade consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e portanto, deve ser seguida em todo o território nacional. Para informações sobre o assunto, o recomendado é buscar pelos canais oficiais do Detran dos estados. 

Golpe para os motoristas 

Aqueles que acreditarem no anúncio e realizarem os pagamentos certamente terão alguns prejuízos. Em primeiro lugar, pode ser que um documento falso seja emitido. Nesses casos, a vítima pode até mesmo ser acusada de falsificação. 

Em segundo lugar, o dinheiro será destinado a uma prática ilegal, que não entregará nenhum tipo de serviço ao contratante. Assim sendo, será uma quantia perdida.

Etapas para obter a CNH

No Brasil, as etapas para tirar a carteira de motorista são as seguintes:

  • Realizar a inscrição em uma autoescola: É necessário escolher uma autoescola credenciada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e realizar a inscrição para o curso teórico e prático de direção.
  • Fazer o curso teórico: O curso teórico consiste em aulas sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, entre outros temas relacionados à condução de veículos. Após o término do curso, o aluno deve ser aprovado em uma prova teórica para poder avançar para a próxima etapa.
  • Realizar as aulas práticas: As aulas práticas de direção são realizadas com um instrutor credenciado pela autoescola. É necessário um número mínimo de aulas práticas para poder fazer o exame prático de direção.
  • Fazer o exame teórico: Após concluir o curso teórico, o aluno deve realizar uma prova teórica, que avalia os conhecimentos adquiridos durante o curso. É necessário ser aprovado nessa prova para poder fazer o exame prático.
  • Fazer o exame prático: O exame prático consiste em dirigir um veículo em vias públicas, acompanhado de um avaliador do Detran. O aluno deve demonstrar que sabe dirigir de forma segura e seguir as regras de trânsito. Se aprovado, o aluno receberá a carteira de motorista.

Além das etapas acima, é necessário realizar exames médicos e psicológicos para obter a carteira de motorista.

Imagem: Minerva Studio / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital