Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta! INSS Muda As Regras da Prova de Vida e Aposentados PRECISAM Atualizar os Dados

O INSS decidiu mudar as regras para a Prova de Vida. Assim, os beneficiários precisam atualizar seus dados. Clique e veja mais informações!

A Prova de Vida do INSS passará por mudanças significativas. A iniciativa, anunciada pelo presidente da instituição, Alessandro Stefanutto, visa simplificar e agilizar o processo de comprovação de vida que é uma obrigação a todos os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS.

A reformulação do processo atua na prevenção de fraudes, garantindo a correta distribuição dos recursos previdenciários. O procedimento é uma obrigatoriedade para os contemplados pela previdência.

A proposta inicial do projeto está sendo lançada no Distrito Federal e consiste na integração de dados biométricos nas catracas de ônibus do transporte público ao banco de dados do INSS. Isso promete facilitar a vida de muitos beneficiários.

Prova de Vida do INSS passará por agilização e facilitará a vida dos contribuintes

Mudança auxílio-doença INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

O novo formato promete agilizar a comprovação de vida, que poderá ocorrer de forma automática. Dessa forma, a presença física dos beneficiários nas agências do INSS ou instituições bancárias não será mais necessária.

A reformulação do processo contará com o auxílio de diversas fontes de dados do Governo Federal, incluindo o uso do aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS, a realização de empréstimos consignados por vias biométricas, a obtenção de documentos oficiais e o recebimento de pagamentos de benefícios também por biometria. 

Confira as formas de realizar o procedimento

De modo geral, não é necessário dirigir-se a uma agência bancária para realizar a prova de vida. No entanto, aqueles que preferirem fazer o procedimento, poderão realizá-lo de acordo com os métodos tradicionais: presencialmente nas instituições bancárias ou agências previdenciárias, ou ainda através do canal digital do Meu INSS.

Veja também:

Banco de horas e horas negativas: o que a empresa pode ou não fazer?

Todas as mudanças almejam não só maior segurança como também uma maior facilidade para os beneficiários na realização dessa tarefa burocrática. Desse modo, as novidades serão implementadas ainda este ano de 2024.

Imagem: fizkes/shutterstock.com