Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta para investidores: fala de Haddad preocupa o mercado

A fala de Fernando Haddad, líder da equipe econômica, acerca dos Juros sobre Capital Próprio tem gerado preocupação. Confira.

Já imaginou acordar com a notícia de que uma declaração de um ministro da Fazenda poderia impactar negativamente seus investimentos? Pois é exatamente isso que está acontecendo, agora, no mercado financeiro brasileiro com os comentários de Fernando Haddad (PT).

A fala do ministro, líder da equipe econômica, acerca dos Juros sobre Capital Próprio (JCP), tem gerado preocupação entre investidores, uma vez que essa forma de distribuição de lucros pode estar com os dias contados. Entenda.

O que Haddad falou?

Fernando Haddad falou sobre a abertura da “caixa-preta” das renúncias tributárias. Segundo ele, o governo brasileiro abre mão de cerca de R$ 600 bilhões em arrecadação de impostos, o que causa um grande impacto no orçamento e gera uma distorção na tributação.

Para resolver esse problema, o ministro planeja cortar um quarto desses privilégios, cerca de R$ 150 bilhões, com o objetivo de fechar as brechas que permitem que empresas paguem menos impostos.

Ele afirmou, ainda, que há empresas altamente lucrativas que não estão declarando seus lucros e, consequentemente, não estão pagando o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. De acordo com Haddad, essas empresas estão usando os JCP para transformar artificialmente seus lucros e evitar o pagamento de impostos, tanto como pessoa jurídica quanto como pessoa física.

JCP já estava na mira de outros ministros

Antes do discurso de Haddad, a legalidade dos JCP já havia sido questionada por autoridades brasileiras, como o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que propôs o fim da modalidade na reforma tributária de 2021. 

Agora, a discussão é retomada, com o ministro da Fazenda sugerindo que algumas empresas podem estar usando os JCP como uma maneira de burlar o pagamento de Imposto de Renda, transformando artificialmente seus lucros em juros.

O que dizem os especialistas?

Jennie Li, estrategista de ações da XP Investimentos, destaca que as empresas possuem outras alternativas para recompensar seus investidores, como a recompra de ações, que pode impulsionar o valor dos ativos. Além disso, ela ressalta que o efeito da mudança nos JCP no balanço de cada empresa não está claro, devido a outras alterações tributárias em discussão.

Li enfatiza que as empresas provavelmente farão ajustes em suas estratégias tributárias após as diretrizes serem definidas, buscando maior eficiência para reduzir custos em um novo sistema tributário. Ela também lembra que essa não é a primeira reforma tributária em discussão e que provavelmente haverá muita deliberação em torno de uma nova proposta.

Imagem: Alf Ribeiro / shutterstock.com