Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta para quem deseja renegociar as dívidas pelo Desenrola; confira e se prepare

Brasileiros interessados em renegociar as dívidas por meio do Desenrola devem ficar atentos às informações. Veja!

O programa “Desenrola” foi lançado pelo Governo Federal como um meio de auxiliar os brasileiros na renegociação de suas dívidas. Com o intuito de reduzir os altos índices de inadimplência do país, a iniciativa pode ser uma boa opção para que as pessoas consigam regularizar as pendências financeiras. No entanto, é preciso cautela. 

Isso ocorre porque, com o sucesso, golpistas começaram a se aproveitar do nome do programa para fazer novas vítimas. Segundo dados do InfoMoney, uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou mais de 1.000 fraudes relacionadas a esse tema.. 

Os casos foram registrados entre os dias 19 e 21 de julho nas redes sociais. Os anúncios fraudulentos fazem uso do Desenrola e até mesmo da Serasa para gerar a confiança no público que tem interesse em participar da iniciativa do governo. 

Como evitar golpes que envolvem o nome do Desenrola?

Diante desse cenário, os brasileiros que desejam renegociar suas dívidas por meio do Desenrola precisam ficar atentos para não se tornarem vítimas deste tipo de fraude. Para isso, veja algumas dicas que podem ajudar. 

  • Não clique em links desconhecidos;
  • Mensagens sobre o programa enviadas por aplicativos de mensagem ou e-mail devem ser descartadas;
  • Recuse ofertas para participar do programa;
  • Busque pelos canais oficiais das instituições financeiras participantes. 

Primeira fase do Desenrola 

Nesta primeira fase do Desenrola, apenas a faixa 2, composta pelas pessoas com renda entre R$ 2.640 e R$ 20 mil, pode participar. Além disso, para obter informações sobre as condições de renegociação, é necessário entrar em contato diretamente com o banco credor por meio dos canais oficialmente disponibilizados.

Veja também:

Achou o Spotify caro? Clientes do Mercado Livre podem usar o Deezer DE GRAÇA; veja como

No que diz respeito aos demais cidadãos que integram a faixa 1, com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único, será necessário aguardar pela próxima fase. Nesses casos, o governo planeja disponibilizar uma plataforma para que os cidadãos possam realizar o processo de negociação.

https://www.youtube.com/@EconoMirna

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com