Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta sobre o Imposto de Renda para todos os brasileiros

Falta de declaração do Imposto de Renda gera uma série de consequências. Veja como regularizar a situação para este ano e fique atento!

Uma das consequências de não declarar o Imposto de Renda se refere à suspensão do CPF. Sem o documento, os brasileiros ficam impossibilitados de uma série de ações cotidianas. Caso este seja o caso, é preciso procurar saber qual o motivo para o cancelamento do documento pessoal.

Se realmente for pela falta de declaração, o contribuinte deve buscar pela regularização o mais rápido possível. O que muitos não sabem é que isso pode ser feito online, sem precisar sair de casa e de uma forma bastante simples. 

Antes de explicar o passo, é válido lembrar que o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda deste ano se encerra no dia 31 de maio. Por isso, não corra o risco de perder o CPF por este motivo. 

Regularização do CPF por motivo de Imposto de Renda

Para regularizar a situação, é necessário fazer a declaração do imposto devido referente ao ano em questão. Caso o prazo para envio da declaração já tenha passado, é necessário pagar a multa por atraso na entrega, que pode variar de acordo com o tempo de atraso e o valor do imposto devido. 

Para isso, basta acessar o e-CAC e preencher todas as informações em uma retificação. O processo pode ser mais longo caso seja preciso apresentar documentos à Receita Federal. Depois disso, assim que a declaração for processada, o documento será regularizado.

É importante lembrar que deixar de declarar o Imposto de Renda pode causar transtornos financeiros e até mesmo legais, e que a regularização da situação é fundamental para manter o CPF em ordem.

Consequências da falta de entrega da declaração do Imposto de Renda

As consequências para quem não declara o Imposto de Renda podem ser várias, além da restrição do CPF. Veja algumas delas:

  • Multa por atraso na entrega da declaração;
  • Impedimento de participação em licitações e concursos públicos;
  • Restrição no acesso a serviços financeiros;
  • Processo criminal.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/ Shutterstock