Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta: Última chance para evitar o bloqueio do Bolsa Família em FEVEREIRO: faça isso AGORA!

Cerca de 7 milhões de beneficiários do Bolsa Família correm o risco de perder seus direitos ao benefício. Confira mais detalhes!

Em 2024, cerca de 7 milhões de beneficiários do Bolsa Família correm o risco de perder seus direitos ao benefício. Isso se deve ao processo de averiguação e revisão cadastral do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. (CadÚnico).

Dessa forma, o processo deve ser intensificado neste mês de fevereiro pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Assim, essa ação busca identificar famílias que possam ter dados desatualizados ou incompletos, ou em situações mais graves, fraudados. Veja mais detalhes!

Bloqueio do Bolsa Família

Portanto, para incentivar a atualização dessas informações, o governo optou pelo bloqueio temporário do repasse mensal do benefício. Assim, os beneficiários são notificados sobre o bloqueio através do aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS), com mensagens alertando sobre a necessidade de atualizar informações cadastrais para evitar o cancelamento definitivo do benefício.

Veja também:

Carro dos Sonhos por Menos de R$ 10 Mil? Veja 10 Modelos Confiáveis e Baratos!

Dessa forma, para reverter esta condição, os beneficiários têm um prazo de 60 dias para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e atualizar seus dados. Então, aqueles que atualizarem suas informações dentro deste prazo terão o benefício restabelecido, incluindo o pagamento retroativo das parcelas que foram bloqueadas.

Cartão do bolsa família antigo com um círculo vermelho simbolizando bloqueio.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Condicionalidades do programa social

Enfim, para não ter o Bolsa Família bloqueado é preciso cumprir os requisitos do programa social, que é ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa e estar com o cadastro atualizado no CadÚnico. Além disso, é preciso cumprir algumas condicionalidades, sendo elas:

Educação

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos: frequência escolar mínima de 75%.

Saúde

  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças de até 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura);
  • Crianças e adolescentes: cumprir o calendário nacional de vacinação.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital