Anatel bate o martelo e clientes que não pagarem a conta terão a internet cortada; entenda
Atualmente, os consumidores devedores ficam com acesso à internet com velocidade reduzida; saiba mais.
De acordo com a recente resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), clientes que não pagarem a conta terão a internet cortada. Assim, deve-se encerrada a prática de redução da velocidade para consumidores devedores.
Conforme a decisão da agência, clientes que deixarem de pagar a conta do pacote de celular pós-pago terão a internet cortada após o período de 20 dias. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a determinação.
Internet cortada: Anatel toma dura decisão quanto aos clientes devedores
Por mais de seis anos, a medida em questão foi discutida. Entretanto, agora consta na revisão do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações).
Assim, a proposta aprovada define que, caso o consumidor deixe de pagar a fatura, a companhia telefônica possui cinco dias para realizar o envio de notificação referente a falta de pagamento. Com isso, o cliente terá mais 15 dias para quitar a dívida. Ainda, após 20 dias do atraso, o consumidor terá a internet cortada.
Veja também:
Pernambucanas libera super desconto de até 95% até 31/12; veja como ganhar
Ademais, com base na resolução da Anatel, o corte do serviço deve ser realizado dentro do período de suspensão do contrato. Desse forma, não terá nenhuma cobrança.
Saiba mais sobre a regulamentação da Anatel
Cabe destacar que o novo regulamento segue mantendo a obrigatoriedade das operadoras em relação à manutenção de serviços para telefonia móvel como:
- Recebimento de chamadas e mensagens de texto por 30 dias desde a suspensão do serviço;
- Realização de chamadas e SMS para serviços de emergência;
- Em 60 dias é possível realizar a rescisão do contrato; e
- Acesso à central de atendimento da companhia telefônica.
Por fim, o regulamento aprovado pela Anatel também autoriza a redução do número de lojas físicas para atendimento ao cliente, além de regular os pacotes inteiramente digitais e determinar o horário de atendimento humano no telemarketing.
Imagem: Wirestock Creators/shutterstock.com