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Anatel bate o martelo e clientes que não pagarem a conta terão a internet cortada; entenda

Atualmente, os consumidores devedores ficam com acesso à internet com velocidade reduzida; saiba mais.

De acordo com a recente resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), clientes que não pagarem a conta terão a internet cortada. Assim, deve-se encerrada a prática de redução da velocidade para consumidores devedores.

Conforme a decisão da agência, clientes que deixarem de pagar a conta do pacote de celular pós-pago terão a internet cortada após o período de 20 dias. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a determinação.

Internet cortada: Anatel toma dura decisão quanto aos clientes devedores

Sede Anatel
Imagem: Reprodução/ Anatel

Por mais de seis anos, a medida em questão foi discutida. Entretanto, agora consta na revisão do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações). 

Assim, a proposta aprovada define que, caso o consumidor deixe de pagar a fatura, a companhia telefônica possui cinco dias para realizar o envio de notificação referente a falta de pagamento. Com isso, o cliente terá mais 15 dias para quitar a dívida. Ainda, após 20 dias do atraso, o consumidor terá a internet cortada.

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Ademais, com base na resolução da Anatel, o corte do serviço deve ser realizado dentro do período de suspensão do contrato. Desse forma, não terá nenhuma cobrança.

Saiba mais sobre a regulamentação da Anatel

Cabe destacar que o novo regulamento segue mantendo a obrigatoriedade das operadoras em relação à manutenção de serviços para telefonia móvel como:

  • Recebimento de chamadas e mensagens de texto por 30 dias desde a suspensão do serviço;
  • Realização de chamadas e SMS para serviços de emergência;
  • Em 60 dias é possível realizar a rescisão do contrato; e
  • Acesso à central de atendimento da companhia telefônica.

Por fim, o regulamento aprovado pela Anatel também autoriza a redução do número de lojas físicas para atendimento ao cliente, além de regular os pacotes inteiramente digitais e determinar o horário de atendimento humano no telemarketing.

Imagem: Wirestock Creators/shutterstock.com