Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aneel pode fazer conta de luz aumentar para 44,4%; saiba mais

Uma proposta da Aneel pretende aumentar a tarifa da conta de luz em 44,4%. O processo passará por audiências públicas. Saiba mais!

Uma notícia importante para a população brasileira! A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um aumento na conta de luz dos cidadãos em 44,4%. Contudo, essa medida afeta apenas o Amapá, na Região Norte do Brasil.

Com isso, a energia elétrica do estado se tornaria a mais cara do país. Atualmente, quem ocupa esse posto é o Pará. Saiba mais detalhes a seguir.

Aneel propõe aumentar custo da conta de luz no Amapá

A proposta da Aneel passará por audiências e consultas públicas. De acordo com a agência, esse processo é resultante de uma revisão da base tarifária extraordinária, requerida pelo órgão em 2022.

Sob um boleto, está uma lâmpada e algumas moedas.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom shutterstock.com

Entre os argumentos que a Aneel usou, para justificar a elevação do preço da conta de luz, estão o aumento de custos, a redução da concessão de benefícios nos últimos anos, além da remuneração de investimentos.

O fim dos créditos de PIS/Cofins e a antecipação de recursos da privatização da Eletrobras elevam a tarifa em 14,9%. Na sequência, vêm os investimentos em relação à privatização, que aumentam os custos em mais 13,6%. Por fim, a crise hídrica de 2021 também fez os preços subirem em mais 9,86%.

Veja também:

ALERTA DE DÍVIDA NO SEU NOME: saiba como funciona esse novo serviço gratuito

O que diz o governador do estado?

Clécio Luiz (Solidariedade), governador do Amapá, não está feliz com a situação. Em suas palavras, o reajuste é “inadmissível” e “inaceitável”. O político completou, ainda, dizendo que o estado vai “tomar todas as medidas que forem necessárias no Parlamento federal”, além de “judicializar [o caso] para que esse reajuste não se concretize”.

Vale destacar, também, que o estado anunciou a venda da Companhia de Energia do Amapá (CEA) para a empresa Equatorial Energia em 2021, privatizando esse serviço. Nos últimos dois anos, por exemplo, a tarifa média para a população subiu em 95%.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom shutterstock.com