Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aniversariantes de agosto já podem retirar o saque-aniversário do FGTS

Se em 3 meses o trabalhador não sacar o valor do saque-aniversário do FGTS, o dinheiro volta automaticamente para a conta do Fundo.

0

A partir desta segunda-feira (02), um novo grupo de trabalhadores pode retirar o saque-aniversário do FGTS. Desta vez, os aniversariantes de agosto tem acesso liberado ao benefício. O prazo para efetuar o resgate da quantia é de 3 meses, e encerra no dia 31 de outubro.

Aniversariantes de agosto já podem retirar o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que possibilita ao trabalhador retirar anualmente parte do saldo do FGTS. Em suma, quem escolhe essa opção, abre mão de sacar o valor integral do FGTS, em caso de demissão sem justa causa. 

Apesar disso, o trabalhador que adere ao saque-aniversário do FGTS tem acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador, no caso de demissão sem justa causa. Também, pode usar o saldo do fundo para a aquisição da casa nova, em caso de doenças graves ou aposentadoria.

Seja membro

Desta forma, nesta segunda-feira, os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do FGTS, nascidos em agosto, podem ter acesso ao benefício. Entretanto, se em 3 meses o trabalhador não sacar o valor o dinheiro volta automaticamente para a conta do Fundo de Garantia. 

Como aderir?

Para aderir ao saque-aniversário do FGTS, é preciso acionar a opção no sistema da Caixa. Ou seja, é possível fazer o procedimento através do app FGTS (Android | iOS), app Caixa (Android | iOS), ou ainda, pelo site do FGTS. Dessa forma, para ganhar o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador precisa optar pelo saque-aniversário do FGTS até o último dia do mês do seu aniversário. 

Em outras palavras, quem faz aniversário neste mês de agosto, tem até o dia 31 do mesmo mês para fazer a adesão ao saque-aniversário do FGTS. No caso de migração após essa data, o dinheiro só pode ser resgatado no ano que vem, dentro do prazo estipulado. Por outro lado, se você optar pela modalidade e se arrepender, precisa esperar 24 meses, para poder retornar ao saque-rescisão.

Como calcular o valor do saque-aniversário do FGTS?

A retirada do valor do saque aniversário vai de 50% do saldo até 5%. Para os trabalhadores com saldo acima de R$ 500, é acrescida anualmente uma parcela fica. Confira os valores abaixo do saque-aniversário do FGTS:

saque-aniversario-fgts
Divulgação: Caixa Econômica Federal

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brastock / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.