Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Antonio Fagundes proíbe espectadores atrasados de ver peça teatral; a lei permite isso?

Peça de Antonio Fagundes causa polêmica após vários espectadores não conseguirem entrar atrasados. Saiba mais!

Nesta semana, o ator Antonio Fagundes e sua peça “Baixa Terapia” se tornaram notícia, mas não pelo espetáculo em si. Cerca de 50 pessoas foram barradas de assistir à atração por chegarem atrasadas, o que gerou conflito.

Segundo relatos, algumas pessoas que não puderam acompanhar o espetáculo, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro, esmurraram a porta da sala e brigaram com os funcionários. A organização também não ressarciu o valor do ingresso desses clientes. A Polícia Militar foi acionada, porém não precisou prender nenhum dos envolvidos.

Assim, a peça em que Antonio Fagundes é o grande protagonista gerou polêmica fora da cena artística. Afinal, a organização do evento pode agir dessa forma com o consumidor? O que diz a lei relacionada ao tema?

O que diz a lei relacionada ao caso

O Splash, do portal UOL, ouviu Bruno Boris, advogado e professor especialista na área de defesa do direito do consumidor. Segundo ele, o que determina se a organização estava ou não dentro da lei são os termos informados nas condições do contrato.

Ou seja, caso a peça de Antonio Fagundes tenha deixado claro que não haveria nenhum tipo de tolerância quanto a atrasos, a organização teria o direito de impedir o acesso de espectadores que chegassem fora do horário.

Além disso, caso tenha especificado que não haveria ressarcimento nesses casos, os responsáveis pelo espetáculo também estariam em seu direito.

Organização do evento x espectadores atrasados: quem estava certo?

Em suma, o ingresso da peça “Baixa Terapia” informava essas condições, destacando que o espetáculo “começa rigorosamente no horário marcado e não é permitida a entrada após o início”. Além disso, não havia a possibilidade de troca de ingresso ou devolução do dinheiro nesse caso.

Portanto, a organização da atração de Antonio Fagundes agiu conforme a lei. Além disso, a produção liberou uma nota informando que essa regra existe para que nenhum espectador seja lesado devido ao atraso de terceiros.

Imagem: Reprodução/Instagram